Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitura de Maracajá lança oficialmente 30ª Festa do Colono

Evento ocorre no último fim de semana de julho, de 28 a 30, no Centro de Eventos Antonio da Rocha
Por Redação Maracajá, SC, 09/07/2023 - 21:13
Foto: Divulgação/Comunicação Maracajá
Foto: Divulgação/Comunicação Maracajá

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Prefeitura de Maracajá e a Comissão Organizadora da 30ª Festa do Colono e 2º Encontro do Caminhoneiro, receberam na noite desta quinta-feira (7), autoridades, imprensa e representantes das comunidades, para o lançamento do evento mais importante do calendário turístico do município.
 
O lançamento oficial da festa aconteceu no Centro de Eventos Be Happy. O prefeito Anibal Brambila, a primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, a segunda-dama, Lana Gabriel Rocha, representou o vice-prefeito Volnei Rocha, juntamente com a secretária de Administração, Rejane Pereira, e o presidente do Legislativo, João Rocha, e ainda as Soberanas da festa, foram os anfitriões do encontro que teve como objetivo apresentar os detalhes da programação da festa, que ocorre no último fim de semana de julho, de 28 a 30, no Centro de Eventos Antonio da Rocha. 
 
O prefeito Anibal Brambila lembrou que a valorização do homem do campo é o eixo que norteia o evento, por isso a preocupação em oferecer uma festa de qualidade para os munícipes. “Estamos desde o início do ano planejando a festa, pois assim como no ano passado, neste, queremos fazer uma grande festa, com muitas atrações, sempre focada no nosso colono, que é o grande homenageado da festa", disse.

O prefeito salientou que além, de homenagear os colonos e os caminhoneiros, peças importantes para funcionamento do país, a festa também promove o fortalecimento econômico da região, com o aumento do fluxo turístico, incremento para a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, promoção do agronegócio, troca de experiências entre agricultores e fortalecimento da produção artesanal.
 
O presidente do Legislativo, João Rocha, desejou sucesso a Administração na realização de mais uma Festa do Colono. “Quero parabenizar o prefeito Brambila pela coragem em fazer duas festas seguidas, pois envolve muito planejamento e engajamento de todos. Mas, tenho certeza que será mais um grande evento para os munícipes e para toda região”, disse.  
 
A primeira-dama, Claudete Brambila, falou da sua admiração pelo colono/agricultor, que são os homenageados da festa. “Nosso município tem como base econômica a agricultura e essa festa vem consagrar a importância que eles têm para o município. Vocês podem esperar uma grande festa, pois estamos empenhados para isso”, comentou. 

Programação

No sábado (22) que antecede a festa, acontece no Parque Ecológico, o Jantar dos Casais Rurais, com animação do Mistura Fina. O ingresso do jantar para o casal tem o custo de R$ 50,00. 

A festa começa na sexta-feira (28), às 14h, com o tradicional 'Encontro da Terceira Idade', com animação de João Silveira e Matias. Também será aberto o Parque de Exposições (boi carreiro, máquinas, artesanato e produtos agrícolas). Já no início da noite - 19h - haverá show com Julia Ferraz e Banda. A abertura oficial do evento acontece às 20h, com a presença de autoridades. Logo depois acontece o show com Tchê Guri e fechando o primeiro dia, tem show nacional com Bonde do Forró. 

No sábado (29), o dia será repleto de atrações, com abertura às 10h do Parque de Exposições. Já às 10h30min, acontece o 2º Encontro do Caminhoneiro, com Procissão Motorizada, saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida, percorrendo a Av. Nossa Senhora da Conceição até o Centro Esportivo, local da festa. 

No período da tarde haverá o momento gospel, abertura do parque infantil inflável, apresentações culturais locais (Escolas, Igrejas, entidades e grupos). Já no início da noite, às 19h30min, tem o show humorístico com Tio e Sobrinho, show com o Grupo Matizes e fechando a noite, Show Nacional com a dupla Gilberto e Gilmar. 

Para o domingo (31), está programada a alvorada festiva e missa campal, desfile de carros alegóricos e máquinas agrícolas, almoço festivo, show cultural com Valores da Terra, premiação para o boi carreiro e olimpíadas rurais. Fechando a festa teremos a entrega das premiações e ainda o Tombo Della Polenta, com o Grupo Cultural Amici Della Polenta, de Urussanga e show com João Luiz Corrêa.

Regulamento

A presidente da comissão da 30ª Festa do Colono, a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, e a servidora, Gisele Dal Pont, entregaram para as comunidades o regulamento das Olimpíadas Rurais, exposição de animais e carros alegóricos. Segundo elas, poderão participar das Olimpíadas todas as comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Maracajá. Os participantes das Olimpíadas Rurais deverão ser agricultores ou residentes da comunidade em que esteja inscrito para representá-la.

Modalidades

As modalidades que farão parte das Olimpíadas Rurais serão: arremesso de milho no balaio, debulhar milho, trem de balões, corrida de carriola, corrida do saco, corrida do ovo, ordenha manual da vaca, prova do topiador e pega porco na lama. As inscrições serão efetuadas mediante a entrega das fichas de inscrição no escritório da Epagri de Maracajá (localizado na Casa do Agricultor, ao lado da Prefeitura), até o dia 26/07. Já para a prova da ordenha, as comunidades têm até a próxima quarta-feira, dia 12, para apresentar o número do brinco.

Coquetel Colonial

Após a solenidade foi servido aos convidados um típico e delicioso coquetel colonial, com direito a queijo, torresmo, salame, canjiquinha, caldo de aipim, cachaça, entre outras guloseimas. E o cantor Cristian Aguiar animou os convidados com muita música raiz e sertanejo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito