Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Prática do Jiu Jitsu cresce em Criciúma

Atletas da cidade conseguiram bons resultados na modalidade no Jasc 2019
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 19/02/2020 - 17:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos esportes que tem crescido no município de Criciúma é o jiu-jistu. Com o apoio e incentivo da Fundação Municipal de Esportes (FME), a cidade conseguiu bons resultados na modalidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2019, com a competição ainda em exibição, e os atletas que conquistaram medalhas garantiram o aporte financeiro do Governo Municipal por dois anos, por meio do programa auxílio-atleta.

O responsável pela modalidade no Jasc do ano passado foi Cleverson Elias Melos, que saiu feliz com o desempenho dos atletas criciumenses e otimista com o apoio dado à modalidade. "A entrada do jiu-jitsu no Jasc foi muito importe aos atletas. Com isso, eles se tornam mais profissionais e ganham maior visibilidade. O auxílio-atleta é muito importante para que eles busquem viver do esporte", destaca o técnico.

A Federação Catarinense de Jiu-jitsu, em sua conta no Instagram, no dia 1º de fevereiro, fez uma publicação agradecendo à FME de Criciúma, que cumpriu o que havia prometido na seletiva dos atletas para o Jasc e garantiu o auxílio-atleta aos que conquistassem medalhas na competição. "Isso motivou muito os atletas. A cidade tem grandes lutadores e esse apoio é importante para que eles continuem treinando e tenham uma carreira de sucesso", frisa o presidente da federação, Paulo Henrique Duarte.

O presidente da FME, Nícola Martins, lembra que ficou surpreso com a publicação e recebeu com alegria as palavras da federação. "Para nós é algo gratificante ter nosso trabalho reconhecido por um órgão tão importante. Nosso comprometimento com essa modalidade e todas as outras é muito grande e receber esse tipo de mensagem certamente nos faz enxergar que estamos no caminho certo".

Em janeiro de 2020, o casal Grabiele Shuck e Rafael Milioli participou do Campeonato Europeu de Jiu-jitsu, em Portugal. A dupla contou com o apoio da FME na disputa e voltou para o Brasil com uma medalha de bronze. "Manter-se como atleta profissional dessa modalidade é uma tarefa difícil. Atualmente, em Criciúma, temos vários atletas de alto rendimento do jiu-jitsu. A equipe da Fundação está de parabéns pelo excelente trabalho, dedicação e profissionalismo com todos os atletas", comenta Gabriele.

Campeão do Jasc no ano passado representando Criciúma, Henrique Cardoso, fala da importância do desenvolvimento do jiu-jitsu e o suporte dado pelo órgão municipal aos atletas. "Tudo o que tivemos no Jogos Abertos foi muito legal. Só nos preocupávamos em competir. Nosso município tem um nível muito alto na modalidade e o apoio é fundamental para continuarmos crescendo".

Para a atual temporada, o gestor do esporte criciumense espera repetir as boas atuações de 2019 e que a modalidade cresça no município. "Estamos otimistas com a evolução do jiu-jitsu na cidade. Acreditamos que os resultados irão melhorar cada vez mais, assim como o crescimento desta prática esportiva", finaliza Nícola.