Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Porto de Imbituba recebe reivindicações do setor cerâmico da região para exportação

Pela falta de linhas marítimas, mais de 90% de toda a exportação da indústria cerâmica da região é encaminhada por outros portos catarinenses
Por Redação Criciúma - SC, 05/09/2018 - 19:17
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Empresários do setor cerâmico de Criciúma e região puderam apresentar à direção do Porto de Imbituba as principais demandas do segmento com relação a área portuária em reunião na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Pela falta de linhas e rotas marítimas disponibilizadas pelo Porto de Imbituba ao setor cerâmico, as empresas buscam outros portos catarinenses como o de Navegantes, Itajaí e Itapoá. São movimentados pelo setor 523 contêineres por mês.  Grande parte do volume de produtos cerâmicos da região são direcionados aos Estados Unidos e ao Caribe. "Mais de 90% de toda a exportação da indústria cerâmica vai por outros portos. Queremos poder utilizar o Porto, com certeza", reforça o secretário executivo do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma e Região (Sindiceram), Luiz Alexandre Zugno.

O diretor comercial do Porto de Imbituba, Paulo César Dagostin, destaca o trabalho que tem sido realizado para aproximar o modal da comunidade portuária. "É uma satisfação estarmos aqui novamente porque essa demanda de hoje surgiu de uma reunião já realizada anteriormente na associação quando apresentamos o Porto de Imbituba. Nosso objetivo é aproximar o Porto da região Sul e poder proporcionar mais volumes de negócios, ouvindo as demandas do setor cerâmico e demais segmentos e, por meio, dos parceiros discutir a viabilidade de movimentação dessas cargas", coloca o diretor comercial.

Entre as rotas de navegação necessárias para atender o segmento estão as direcionadas à América Central, Caribe, Cartagena, Golfo do México, América do Norte, Costa Leste e Oeste dos Estados Unidos, Europa e América Latina. "Também estamos sugerindo mais opções de armadores e de cabotagem para outros portos, fretes marítimos mais competitivos, mais linhas em serviço direto e rotas de longo percurso, o que oferece redução de custos. Armadores que disponibilizam embarques de contêineres fracionados e presença de agentes marítimos com preços competitivos", pontua Zugno.  Todas as reivindicações foram entregues à direção do Porto de Imbituba para estudo.

Expectativa de novas linhas

Conforme o gerente executivo da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas, o porto está muito próximo de oferecer linhas diretas de longo curso. "Viabilizar linhas diretas tem sido o nosso trabalho, ter o destino direto é a melhor opção. Estamos com duas tratativas de novas linhas com previsão de início para março de 2019. A escala de navios da Ásia no Porto de Imbituba nos deu credibilidade. Precisamos unir a exportação, a importação, o movimento das cargas do setor cerâmico e dos demais da região, além de parte do mercado do Rio Grande do Sul, para assim convencermos os armadores", explica.  O Terminal de contêineres do Porto de Imbituba é administrado pela Santos Brasil.

O diretor da Acic, Édio Castanhel, também conselheiro do Porto de Imbituba, reforça a contribuição da associação empresarial neste processo.  "O propósito é fazer o Porto gerar negócios e esta aproximação com o setor produtivo é muito importante. A Acic pode fazer frente as associações empresariais da região para que os demais segmentos também mostrem seu interesse em exportar pelo Porto e para que, desta forma, o volume de cargas seja expressivo e viabilize novas linhas necessárias", ressalta.

Também participaram do encontro que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 04, o gerente regional do Terminal Intermodal Sul, Marcelo Siqueira e o gerente regional do Porto de Imbituba, Hemerson Silveira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito