Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Portinari e Eliane entre as “Best in Show”

Empresas da região se destacaram entre os mais de 200 expositores nas categorias porcelanato do ano e cerâmica
Amanda Farias
Por Amanda Farias São Paulo, SP, 14/03/2019 - 20:48Atualizado em 14/03/2019 - 20:50
Equipe da Eliane comemorando o primeiro lugar com o revestimento Filetto Camel / Divulgação
Equipe da Eliane comemorando o primeiro lugar com o revestimento Filetto Camel / Divulgação

Um dia especial para Portinari e Eliane. As duas marcas sul catarinenses se destacaram ontem e foram o centro das atenções entre as vencedoras do Prêmio Best in Show – Ceramics of Brazil, que é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres). O prêmio, que está em sua quinta edição, é entregue anualmente na Expo Revestir. O objetivo é premiar em nove categorias distintas os melhores produtos da cerâmica para revestimentos e louças sanitárias brasileiras, pelo olhar de experientes jornalistas, arquitetos, designers de interiores e formadores de opinião.

A iniciativa conta com a curadoria e supervisão do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, responsável pela seleção prévia dos produtos. Além dele, o corpo de jurados também é composto pelos jornalistas Taissa Buescu (Casa Vogue), Fernando Mungioli (Projeto), Thais Lauton (Casa & Jardim), Ana Paula Assis (Pop-se), os arquitetos Rodrigo Marcondes Ferraz (FGMF), Diego Revollo, Joia Bergamo e Roberta Cardoso e os formadores de opinião Aldi Flosi (Yamagata Arquietura), Amanda Neme (ANFACER), Beth Birger (AsBea) e Carol Cantelli.

A Portinari venceu a categoria “Porcelanato do ano” com o produto Max Abstract, da Coleção Max. Influenciada pelo futurismo, as peças vão do branco ao preto. São perfeitas para ambientes movidos pela criatividade e ousadia. Os produtos desta coleção são em alto relevo, visto que os revestimentos em 3D estão cada vez mais presentes nos projetos. 

“O grande diferencial dele é a alta profundidade, no qual nós somos pioneiros no Brasil com porcelanato e toda especificação para uso externo e interno, fazendo com que o impacto do design seja bem maior”, explica a designer de produtos da Portinari, Patrícia Loch Zanivan.

A Eliane Revestimentos S/A foi vencedora na categoria “Cerâmica” com o revestimento Filetto Camel, apresentado durante a Expo Revestir 2019 pela marca Decortiles. Esse produto sugere um design sensorial com relevos finos e contínuos em toda a extensão da peça, texturizando o material em tonalidades únicas. A madeira ganha uma releitura mais contemporânea e luxuosa com o detalhamento ripado, permitindo a construção de painéis aconchegantes.

Para o presidente da Eliane Revestimentos S/A, Edson Gaidzinski Jr., receber o prêmio é uma honra, pois reafirma o comprometimento da marca em sempre apresentar produtos inovadores. “É muito gratificante ser premiado pela quarta vez. Isso comprova que nossos esforços vão além de aplicar alta tecnologia e design. Nosso portfólio também oferece ao público novas possibilidades decorativas, carregadas de personalidade, brasilidade e encantamento”, declara.

Revestimentos, contraste e personalidade

Com inspiração no conceito “Cada casa é um caso”, foram construídos quatro ambientes que estão em exposição no estande da Ceusa e têm conquistado o público. Eles são baseados em estilos de vida e perfis, para que cada um deles pudesse representar alguém, transformando-o no mais real possível. “Esses quatro ambientes foram inspirados nas quatro estações, justamente porque a gente entende que as estações são diferentes, as pessoas têm comportamentos diferentes. E, trazendo para o modo de vida das pessoas, o Brasil possui várias regiões e cada uma tem um estilo, as pessoas são diferentes e cada um tem sua personalidade, o seu estilo”, destaca a gerente de design e marketing da Ceusa, Marcele Casagrande Brunel.

Um dos destaques que a Ceusa preparou para este ano foi a lâmina de madeira, de 200cm, a maior que existe atualmente no mercado cerâmico. Ela tem versatilidade, pois possui três diferentes cores. 

A harmonia entre a arte e a arquitetura

“A gente entende que a feira, assim como todos os anos, mas em especial este ano, que é o ano de retomada da economia, de reposicionamento dos volumes de venda, será bastante interessante. As metas serão muito superadas”, comenta com boa expectativa o diretor comercial da Itagres, Rafael Rübensam. A empresa está atualmente em 55 países e pretende cada vez mais fortalecer as relações com o mercado externo. Os Estados Unidos estão na mira da empresa, que tem o objetivo de expandir os negócios com o país norte-americano. “A economia americana aceita muito bem os produtos brasileiros e a gente já está bem solidificado nesse projeto de expansão”, ressalta.

O que chamou a atenção dos visitantes nos dois primeiros dias de feira foi a presença das irmãs e artistas plásticas Rosana e Raiane Peters Becker, da Flora Estúdios de Orleans, que fizeram uma parceria com a Itagres e desenvolveram a capa do catálogo e também colaboraram na elaboração do tema. O objetivo foi trazer o lado da arte para o ambiente, com foco na natureza. “O tema é “Sentidos do habitar”, que busca focar nas experiências que a pessoa tem na casa. Desenhamos a natureza, integrando com os ambientes, e fizemos a mistura da arte com a arquitetura”, conta Rosana.

Artistas de Orleans levam à Expo Revestir a arte no mix  proposto pela Itagres

Eliane e Decortiles: versatilidade dos grandes formatos

Entre os mais de 350 lançamentos apresentados pela Eliane e Decortiles, as grandes placas de porcelanato têm impressionado os visitantes. Tendência mundial nos últimos anos, as peças cerâmicas de grandes formatos já são consolidadas e já faziam parte do portfólio das marcas Eliane e Decortiles nas coleções anteriores. Para esse ano, a empresa reforça suas coleções com maior variação de tamanhos e novos designs de superfície. A grande novidade está no revestimento que chega a 160x320cm, da linha Make Greige da Eliane, e Hard Gray, da Decortiles. Outros tamanhos apresentados pela empresa são 120x240cm, 80x240cm, 80x160cm e 120x120cm. 

“A proposta de investir em um segmento de produtos ainda mais amplo e variado é fomentar a nossa competitividade neste nicho de mercado, já tão solidificado no exterior e que passa a atrair também o público brasileiro. São ações pontuadas em nosso planejamento estratégico, oportunidades promissoras identificadas ao longo dos anos e que nos mantém líder de mercado”, reforça o diretor presidente da Eliane, Edson Gaidzinski Jr.

Outra novidade é que os porcelanatos cada vez maiores podem ser utilizados de diversas formas, indo além dos pisos e paredes, chegando também aos mobiliários. Conforme o designer de produto Eduardo Boselo, as peças 80x240cm, por exemplo, são ideais para revestir bancadas, nichos e cubas de banheiro, evitando a necessidade de recortes. “São materiais que podem ser aplicados de diferentes formas nos espaços e mobiliários, como mesas, banheiras e divisórias. Deixam de ser pano de fundo de um projeto e atuam como verdadeiras peças decorativas, ganhando papel importante para a composição dos espaços”, explica.

Uma das peças chega a ter 160x320cm, em modelos que permitem diversos usos

Charles Chaplin, preto e branco nos porcelanatos

Antonello Soro é consultor de produtos da Portinari e o mais curioso é que ele é italiano. Todo ano vem ao Brasil, em média duas vezes ao ano, para prestar serviço à empresa. Ele arranha muito bem a língua portuguesa. Muitas pessoas têm circulado diariamente no estande da Portinari e o italiano consegue conversar com clareza sobre cada produto com os visitantes. Ele conta que essa coleção traz peças que reproduzem a madeira, que é uma grande tendência na decoração. O produto representa também a própria empresa, principalmente por ter em sua tonalidade as cores em preto e branco. “Colocamos duas tonalidades de cinza e um branco, há a possibilidade de combinar as cores, brincar com o preto e o branco, e permite lembrar o principal expoente do cinema no mundo preto e branco”, destaca.

Seguindo a linha de autoconhecimento, as pessoas podem interagir de maneira prática. No próprio estande são disponibilizados quatro tablets para a construção de mood boards, ou seja, através de um aplicativo, cada pessoa pode responder a perguntas de acordo com o seu gosto e sua essência. Vale ressaltar que os mood boards são muito usados por arquitetos para conhecer o cliente e assim desenvolver projetos que reflitam sua personalidade. “É essencial que os ambientes expressem quem somos e o que sentimos. A arte de viver bem é fazer as melhores escolhas para alcançar o equilíbrio e a harmonia com a vida”, relata o diretor de marketing da Portinari, Gelcy Torquato.  

Para a designer de interiores Gabriella Mello, essa ferramenta traz praticidade aos profissionais. “É muito prático, é só a gente falar nossas características como perfil e eles nos mandam como se fosse uma revista eletrônica para o nosso Whatsapp, mostrando o que a gente quer, as peças que vão nos inspirar”, conta. 

Reproduzir a madeira, uma das grandes referências atuais

O aconchego e o bem-estar do ninho

Este ano a Elizabeth traz como novidade na Expo Revestir um novo acabamento para o porcelanato HD polido, que é o HD polido mate, forte tendência na Itália. Ele passa por um processo de polimento, mas possui aspecto superficial fosco, deixando os ambientes mais aconchegantes e permite utilizar o produto com e sem brilho no mesmo espaço. 

Segundo a designer de produtos da Cerâmica Elizabeth, Priscila Braga, este ano o conceito da coleção 2019 é “Conexão humana, conecte-se com o seu eu”, por haver a preocupação em saber qual o pensamento dos arquitetos para este ano. “Eles estão tendo uma preocupação em fazer os projetos e que as pessoas que vão habitar esses espaços se sintam conectadas com elas mesmas, com seu eu interior, como um passarinho acolhido no seu ninho, por isso o ninho é o nosso símbolo”, explica. 

Ainda dentro do tema, um dos destaques é o porcelanato amadeirado, em formato quadrado 84x84, que é um grande formato. “O diferencial é que esse porcelanato permite composições em paredes, pois, além de ser de alta performance para o piso, ele também virou objeto de decoração”, ressalta Priscila. Ela acrescenta que a madeira é o design que mais transmite aconchego para os espaços e aquece, contrastando com a paleta de cores em tons terrosos que estão em alta em 2019.

Porcelanato HD polido, com sua versão mate, tem grande aceitação na Itália