Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Por que gestão de resíduos sólidos é a “profissão do futuro”?

Profissional orienta sobre como fazer a separação e como qual o local adequado para descarte de lixos
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 05/06/2018 - 12:31 Atualizado em 05/06/2018 - 13:53
Regina Laginestra, gestora de resíduos sólidos e fundadora do Instituto Reviverde (foto: reprodução)
Regina Laginestra, gestora de resíduos sólidos e fundadora do Instituto Reviverde (foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Preocupada com a situação do lixo produzido em seu condomínio, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a publicitária Regina Laginestra começou a buscar soluções eficientes para o descarte. O trabalho que começou em seu prédio logo se espalhou para outros condomínios da região. No ano 2000 ela criou o Instituto Reviverde que realiza atividades de conscientização ambiental em condomínios com a implantação da coleta seletiva.

Foi assim que Regina tornou-se gestora de resíduos sólidos. “Minha atividade é orientar escolas, condomínios e indústrias sobre como fazer a separação e qual o local adequado para descartar o lixo. As pessoas normalmente não se interessam por isso e não tem consciência ambiental”, explicou.

Segundo ela, na cidade do Rio de Janeiro, onde reside, cada condomínio produz duas toneladas de lixo ao mês e apenas 5% do total é reciclado. Atualmente ela trabalha com aproximadamente 200 condomínios. “Só nos condomínios onde fazemos esse trabalho, nós conseguimos reciclar 100 toneladas de lixo ao mês”, revelou a gestora.

O que faz um gestor de resíduos sólidos?

O gestor de resíduos sólidos é o profissional que busca minimizar os impactos da geração de lixo no meio ambiente. Ele incentiva a reutilização e a reciclagem, buscando dar funcionalidade ao material descartado e evitar que seja descartado de maneira incorreta.

Para isso, orienta responsáveis por condomínios residenciais e comerciais, escolas e indústrias sobre a melhor forma de "cuidar" dos resíduos produzidos. Além disso, o gestor de resíduos sólidos também procura empresas sucateiras que recolham estes lixos e os reciclem.

A área ainda é pouco explorada, mas vem ganhando destaque já que o descarte correto dos resíduos produzidos diariamente no Brasil e no mundo é um grande desafio ambiental da atualidade.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito