Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Polícia Militar divulga balanço de 2018

Ações abrangem os municípios da Amesc
Por Redação Criciúma, SC, 13/01/2019 - 16:30

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O ano de 2018 foi marcado por um trabalho intenso da Polícia Militar na defesa da população da região da AMESC – que abrange os 15 municípios do extremo sul catarinense, de Maracajá até Passo de Torres. Nos últimos tempos, a população da região pode sentir um aumento considerável da presença policial nessas cidades, trabalho que trouxe grandes resultados. Em toda a área do 19º BPM foram presos/apreendidos 2.949 criminosos. Um aumento de 13,5%, comparado com o ano de 2017.

Além disso, foram apreendidas 53 armas ilegais, sendo: 04 revólveres calibre 22; 03 revólveres calibre 32; 13 revólveres calibre 38; 01 revólver calibre 357; 01revólver calibre 44; 04 pistolas calibre 380; 02 pistolas calibre 40; 17 espingardas; 02 rifles; 01carabina calibre 22 e 05 garruchas. Um aumento de 29,3%, comparado com o ano de 2017.

Também foram apreendidos: 81,238 Kg de maconha; 1,388kg de crack; 1,365kg de cocaína; 18 comprimidos de ecstasy; 4 pontos de LSD e 32 plantas de maconha. Esta grande quantidade de drogas retiradas das ruas foi motivo de muita comemoração por parte dos profissionais de segurança pública, que conhecem os efeitos devastadores que essas substâncias causam na sociedade brasileira. A experiência mostra que grande parte dos crimes de homicídio, latrocínio, roubo, furto e até mesmo a violência doméstica ocorrem devido ao vício em drogas ilícitas.

Outro dado positivo é o alto percentual de recuperação de veículos furtados ou roubados: 107 veículos foram recuperados pelos policiais militares, o que representa um aumento de 72,6%, comparado com o ano de 2017, demonstrando a eficiência do serviço prestado à população.

Visando reduzir o número de mortes no trânsito e melhorar a segurança viária da região, foram intensificadas as “Operações Lei Seca”, que acabaram resultando em 314 autuações por embriaguez ao volante. No total foram realizadas 6.471 operações policiais na região da AMESC. Foram barreiras policiais, cercos, comandos de trânsito, varreduras, fiscalização de estabelecimentos, presença policial em locais estratégicos das cidades, incluindo todos os pontos da divisa do estado de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, além de blitz educativas e de orientação.

Ressalta-se, ainda, a enorme quantidade de averiguações policiais, muitas resultantes da iniciativa dos policiais que trabalham na rua e outras de denúncias feitas pela população através do 190 e das redes sociais, que foram concretizadas com a abordagem de pessoas suspeitas. No total, foram 1.270 averiguações policiais.

Além de atuar na esfera da repressão e fiscalização, a Polícia Militar também atua na prevenção, onde realiza o Programa Rede de Vizinhos, as rondas escolares e comerciais, que tem aumentado admiravelmente a segurança das pessoas que estudam, trabalham ou frequentam esses estabelecimentos. Neste contexto, a Polícia Militar realizou 3.395 visitas nas escolas que participam do programa Rede de Segurança Escolar. No trabalho conhecido como Rede de Segurança Comercial, foram realizadas 3.809 visitas nos estabelecimentos comerciais que participam do programa.

Cabe ressaltar, também, as 1.309 rondas realizadas nas ruas integrantes do projeto “Rede de Vizinhos” nos municípios de Araranguá, Sombrio e Maracajá, uma parceria entre a comunidade e a Polícia Militar, que reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e aumentarem a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública. Pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), foram formados 3.052 alunos das escolas da região da AMESC.

 Sobre o trabalho que vem sendo realizado e os resultados apresentados em 2018, o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Maike Adriano Valgas, ressalta que: “Os números traduzem o somatório de estratégias de inteligência policial e policiamento orientado para o problema, inovação tecnológica, qualificação do nosso capital humano e empenho no cumprimento da missão, ainda na efetiva participação da comunidade na promoção de medidas para melhoria da segurança individual e coletiva”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito