Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Polícia Militar de Morro da Fumaça ganhará novo quartel

Construção faz parte de projeto do Comando da PM de Santa Catarina e conta com parceria do Governo Municipal
Por Redação Morro da da Fumaça - SC, 20/01/2019 - 05:19
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em breve, a Polícia Militar de Morro da Fumaça ganhará uma sede própria. A construção do novo quartel, totalmente sustentável, foi definida após encontro do prefeito Noi Coral com o Gerente de Projetos da PM, Rogério Luiz Kumlehn e com o Comandante de Morro da Fumaça, Sargento Emerson Miyamoto. A obra, que tem prazo para finalização de 90 dias após o processo licitatório, beneficiará não só a Polícia Militar, mas toda a comunidade, já que o local oferecerá melhor estrutura e agilidade no atendimento às ocorrências.

A construção faz parte do projeto Módulos de Estrutura Policial Militar Compacta (MEPMC), elaborado pelo Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, que visa beneficiar municípios com menos de 20 mil habitantes, com o intuito de levar maior aparato de segurança com melhor estrutura.  

A nova estrutura foi desenvolvida com visão voltada à sustentabilidade e abrange área útil de 90 metros quadrados, possuindo três contêineres com sistema fotovoltaico, utilização de telhas ecológicas, captação de águas das chuvas e sistema de compostagem.

Parceria entre Município e PM

A obra será viabilizada através da parceria entre a PM e o Município. Caberá ao Governo Municipal, fazer o alicerce que receberá a estrutura, um investimento de R$ 80 mil. Anteriormente, a Administração também fez a doação do terreno onde funcionará o novo quartel, localizado no Bairro Jussara. "É um local muito bom, com acesso que facilita a saída dos policiais para atender as ocorrências. Hoje, o efetivo de nossa cidade têm como sede um imóvel alugado e que não é o adequado para dar as melhores condições de trabalho. Com esta realização, estamos dando um grande passo para a melhoria da segurança pública", ressalta o prefeito Noi Coral.

Kumlehn relata que, historicamente, as cidades menores abrigam o comando da Polícia Militar em espaços pequenos e sem estrutura adequada, em sua maioria alugados ou cedidos. "Devido a isso, o Comando elaborou o projeto a fim de atender estes municípios, com unidades concebidas em conceito de sustentabilidade, objetivando a proximidade com as comunidades para estabelecer uma melhor relação, em um ambiente salubre e com boas condições para o exercício das atividades. Queremos que as cidades menores tenham as mesmas condições de trabalho que as grandes", enfatiza.

Qualidade, conforto e segurança

O Comandante de Morro da Fumaça, Sargento Emerson Miyamoto, destaca que a nova estrutura dará maior qualidade, conforto e segurança aos 15 policiais que atuam na cidade e à população. "O fato de o projeto ser sustentável, com captação de recursos hídricos da chuva e de energia solar, faz com que não somente a Polícia Militar seja beneficiada, mas sim toda a sociedade. Além de que, com a construção, ganhamos um ambiente agradável. O quartel, com a sua modernidade, vem ao encontro de nossos anseios, com arquitetura moderna e prática", relata.

Conforme levantamento, 77,29% das cidades catarinenses possuem população inferior a 20 mil habitantes, sendo que 61% deles dispõem unidades de destacamento com efetivo de no máximo 16 policiais. "A construção de um quartel próprio reforçará a presença da Polícia Militar em nossa cidade. Os policiais já realizam um grande trabalho, e com esta nova estrutura atuarão ainda mais motivados, ampliando ainda o contato com a sociedade, e quem ganha com isso são os fumacenses", fala o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito