Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Polícia Civil e CIEE firmam acordo para contratar jovens aprendizes

Termo firmado entre Estado e Centro de Integração vai permitir inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho
Por Redação Florianópolis, SC, 19/02/2020 - 19:33
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Polícia Civil firmou acordo de cooperação técnica com o Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina (CIEE/SC) com o objetivo de oferecer oportunidades de inserção no mercado de trabalho a adolescentes e jovens. O documento foi assinado pelo presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich e o superintendente administrador do CIEE/SC, Marcelo Firmino Vaz.

De acordo com o percentual exigido por lei (art. 429 CLT), as empresas que possuam pelo menos sete empregados são obrigadas a contratar jovens aprendizes. Entretanto, muitas empresas não conseguem cumprir suas cotas por não possuírem espaço físico para alocar os jovens aprendizes ou porque apresentam ambiente insalubre ou perigoso.

Assim, as empresas contratarão os jovens na condição de aprendizes e em regime celetista por prazo de 24 meses, arcarão com as despesas trabalhistas e os jovens exercerão atividades em unidades da Polícia Civil sob a supervisão de um responsável designado. A carga diária é de quatro horas, sendo 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira, podendo ser realizada entre 08h-20h, conciliando com as horas escolares do aprendiz.

“Esta iniciativa tem importante valia para a Polícia Civil. Além de ajudar a rotina nas delegacias, acreditamos que o convênio possa estimular as empresas a contratarem os jovens aprendizes”, destaca a gerente de Gestão de Pessoas da Polícia Civil, delegada Ana Silvia Serrano Ghisi.

As 20 horas estão divididas: 16 horas serão semanais junto à Polícia Civil e quatro horas serão de formação teórica nas dependências do CIEE/SC, além de um encontro teórico mensal. O plano de trabalho e a formação teórica serão elaborados quando da contratação em razão da disponibilidade de turmas em formação no CIEE.

Caso não haja jovens contratados na cidade interessada, a Polícia Civil e o CIEE poderão planejar sensibilização junto às empresas, a combinar com o titular da unidade que deseja receber os jovens. Entre as ações que o aprendiz poderá exercer estão esclarecer dúvidas de usuários do serviço, pesquisar dados, entre outras atividades de apoio aos setores administrativo das delegacias.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito