Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Polícia Civil de Forquilhinha inicia primeiro mutirão de procedimentos

Objetivo é concluir, até junho, em torno de 90 inquéritos iniciados em 2016 e 2017
Por Francine Ferreira Forquilhinha - SC, 19/03/2019 - 06:39
Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Visando chegar em 2020 com a fila de procedimentos em aberto zerada, a Polícia Civil de Forquilhinha iniciou seu primeiro mutirão de procedimentos. A ação segue até o próximo dia 16 de junho, com meta de encerrar em torno de 90 inquéritos policiais que foram iniciados em 2016 e 2017.

Conforme o delegado de Forquilhinha, Fabiano Silveira, posteriormente, um segundo mutirão deverá pautar os inquéritos de 2018 e 2019. “As pessoas que registraram ocorrências em 2016 e 2017 receberão intimações nas próximas semanas, e é importante que possam comparecer à delegacia para sanear os procedimentos existentes. Para que assim, a partir de julho, possamos enfrentar os que foram instaurados em 2018 e 2019 e ainda não foram encaminhados ao Fórum”, explica.

A autoridade policial ainda destaca que, apenas no ano passado, 175 inquéritos foram concluídos e enviados ao Poder Judiciário. “É um número considerável, mas ainda há pendencias em 2016 e 2017 que precisam ser finalizadas. Por isso, pedimos que, se for intimada, a pessoa tenha compreensão e compareça à delegacia, pois estamos tentando dar uma resposta a todos os procedimentos, o que faz parte de uma rotina necessária para organizarmos nossos cartórios e, a partir do ano que vem, darmos uma maior resposta aos crimes que vão acontecendo”, argumenta Silveira.

Crimes graves com prioridade

Mesmo com o mutirão em andamento, o delegado ressalta que a Polícia Civil continuará dando prioridade aos casos graves registrados, como crimes contra a vida; de violência contra a pessoa e contra vítimas vulneráveis, como mulheres, crianças, adolescentes e idosos; e de roubos com emprego de arma de fogo. “Todos seguirão com atendimento imediato, com toda a prioridade que o caso requeira”, afirma.

Falta de efetivo como causa

Um dos pontos que contribuiu para o acúmulo de procedimentos na Delegacia de Forquilhinha foi o baixo efetivo que a cidade possuía poucos anos atrás. “Atualmente, a delegacia conta com um efetivo adequado, só que isso aconteceu apenas com a última academia, tanto que de 2017 para trás, a Polícia Civil de Forquilhinha possuía um déficit muito grande. Hoje, com o que dispomos, fazendo um ajuste de logística, até o fim do ano acredito que estaremos trabalhando com os procedimentos do presente”, completa a autoridade policial.

Comunidade pode contribuir

Neste cenário, a comunidade pode participar da segurança da cidade, de acordo com Silveira, repassando informações pertinentes pelo Disque Denúncia (181), sempre com sigilo preservado.

“A Polícia Civil está sempre à disposição da comunidade, tanto em situações do presente quanto do passado, as pessoas podem procurar a delegacia. E essa organização interna dos procedimentos será o primeiro passo para que a gente possa ter uma repressão qualificada dos crimes que estão acontecendo, uma vez que, quando você coloca a casa em dia, consegue atender as demandas que antes não atendia”, finaliza o delegado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito