Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

PM quer instalar base no Centro Cultural Jorge Zanatta

Proposta foi apresentada, na sessão desta terça-feira pelo comandante Cosme Manique Barreto
Por Francieli Oliveira Criciúma, SC, 14/11/2018 - 07:05
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma notícia pegou de surpresa o setor cultural na tarde de terça-feira. Usando espaço na Tribuna Livre, na Câmara de Vereadores de Criciúma, o comandante da 6ª Região da Polícia Militar, que abrange os 27 municípios da Amrec e Amesc, coronel Cosme Manique Barreto, manifestou interesse de ocupar a parte da frente do prédio do Centro Cultural Jorge Zanatta.

A intenção é transferir para o local a sede da 6ª Região, que hoje funciona junto ao 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, uma base para a polícia comunitária da região do centro, central de monitoramento de câmeras, setor de trânsito e de termos circunstanciados. De acordo com Manique Barreto, a iniciativa deixaria a Polícia Militar mais próxima da população e reforçaria o policiamento em uma das regiões em que ocorre o maior índice de furto da cidade. “Essa circulação de policiais vai diminuir muito as ocorrências ali existentes”, defendeu. Na proposta, a Cultura utilizaria o pavilhão na parte de trás da estrutura.

Um exemplo utilizado pelo comandante foi a implantação de uma base da PM, na escola desativada Lindolfo Collor, no Bairro Boa Vista.

A ida do comandante à Câmara partiu de um requerimento do vereador Julio Kaminski (PSDB) que questionou a ida de uma base da PM ao centro, mas que não sugeria a ocupação do centro cultural.

Outras sugestões

Vereadores chegaram a sugerir outros pontos como possibilidade de instalação da PM como o prédio do antigo INSS, também na região central, a atual sede da Fundação Cultural, na Praça Nereu Ramos, ou outro prédio que poderia ser alugado pelo Governo do Estado. Porém, nenhuma foi aceitada pelo comandante que justificou pela logística e também afirmou ser um sonho a instalação da 6ª Região no prédio do Centro Cultural.

História com a cultura

O setor de cultura utiliza o prédio histórico desde 1993 e ficou lá por mais de 20 anos até 2015 quando houve a interdição total das instalações. Como o prédio era de propriedade da União, não havia a possibilidade de intervenção do Governo Municipal, assim como lembrou a vereadora Geovana Zanette (PSDB).

No ano passado, o prefeito Clésio Salvaro anunciou a cessão de uso e o início da restauração que está em fase final. A inauguração está marcada para 14 de dezembro. Além da volta da Fundação Cultural para o local, também está prevista a transferência da biblioteca municipal e  oficinas e aulas culturais que passarão a ser ministradas no local.

O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) relatou que não tinha conhecimento da intenção anunciada por Manique Barreto e que não iria se manifestar antes de ser comunicado, porém disse que a princípio o local é um espaço cultural.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito