Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

PM põe fim a grande esquema de desmanche de veículos em Criciúma

Atividade dos criminosos era "uma dos maiores dos últimos tempos", diz comandante
Por Renan Medeiros 30/01/2024 - 18:14 Atualizado em 30/01/2024 - 18:35
Foto: Renan Medeiros/4oito
Foto: Renan Medeiros/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Polícia Militar de Criciúma descobriu e pôs fim a um dos maiores desmanches ilegais de veículos dos últimos tempos na cidade. O esquema funcionava no bairro Demboski, em um galpão alugado desde o ano passado. Seis homens foram presos, todos com já com antecedentes criminais. O local funcionava à margem da SC-443.

No pavilhão, havia uma quantidade ainda não contabilizada de carros de alto padrão e peças. "Aqui concentrava um núcleo de ação de criminosos de várias localidades, tanto que nós encontramos aqui muitos veículos de Santa Catarina e muitos veículos do estado do Rio Grande do Sul. Os automóveis eram remetidos aqui para essa localidade. Hoje tivemos êxito em desmantelar e, principalmente, prender os criminosos", afirmou o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mário Luiz Silva.

Saiba como foi a operação

A Polícia Militar já tinha suspeitas da atividade criminosa no local. O estopim para a operação foi a observação, feita por policiais do Tático, de dois homens carregando um cilindro de oxigênio em um Fiat Fiorino, equipamento típico de desmanches. 

Ao perceberem a presença policial, a dupla entrou rapidamente no carro, atitude considerada suspeita pelos militares. Após abordagem, foi constatado que transportavam o cilindro de oxigênio e forneceram versões conflitantes sobre suas atividades, negando inicialmente estar no pavilhão.

A Polícia Militar, então, seguiu para o local inicial e abordou um caminhão saindo do galpão, onde encontraram diversas peças de veículos desmontados e em processo de desmanche. Os policiais constataram que os automóveis tinham registro de furto e roubo. Além disso, diversos motores e peças suspeitos de serem de veículos roubados foram encontrados.

"Talvez até uma centena de veículos"

"O roubo de veículo é algo que tira o nosso sono já de muito tempo, que atormenta o cidadão de bem. O grande problema do furto, do roubo, da subtração em si, é a destinação, é esse veículo ser desmanchado e serem revendidas as peças para comercialização no mercado negro. Um dos nossos grandes objetivos era conseguir identificar o ninho, o depósito onde esses veículos estavam sendo encaminhados. Hoje, a Polícia Militar teve a grata satisfação de encontrar esse grande desmanche, algumas dezenas de veículos, talvez até uma centena de veículos aqui desmanchados", detalhou o tenente-coronel Mário.

A Polícia Científica e a Polícia Civil também estiveram no local do desmanche. Todos os envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados a Central de Polícia. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito