Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Plano Municipal de Turismo: um olhar atento ao setor em Criciúma (FOTOS)

Prefeitura lançou o documento, oficialmente, na tarde desta quarta-feira (5)
Geórgia Gava e Giovana Bordignon Criciúma, SC, 05/07/2023 - 16:20 Atualizado em 06/07/2023 - 10:33
Foto: Giovana Bordignon/ 4oito
Foto: Giovana Bordignon/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O setor turístico ganha um olhar atento em Criciúma. Nesta quarta-feira (5), a administração da cidade lançou o Plano Municipal de Turismo. "Ele é um documento em que reunimos as iniciativas do Poder Público, sociedade civil e empresários para que a gente possa discutir essa veia econômica", detalha o presidente da Fundação Cultural, Joster Favero.  

Segundo o representante do setor, o turismo deve ser a quinta força econômica de Criciúma, além do varejo, tecnologia, moda e o carvão. "Dentro desse comitê, se discute tudo que precisar ser feito para que isso se viabilize. Devem ser realizadadas várias reuniões, palestras, debates e visitas técnicas que vão posicionar esse planejamento", afirma o empresário.

LEIA MAIS:

Alguns segmentos foram levantados como os principais e, portanto, as prioridades de Criciúma. "A cultura, o clube do ferroviário, a gastronomia, eventos esportivos e negócios... Mas atrás deles existem vários outros", comenta a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Jaqueline Backes.

A conselheira relembra que a cidade integra a Instância de Governança Encantos do Sul. "O turismo não se cria sozinho, ele se cria regionalmente. Se Criciúma está estruturada, de uma forma ou de outra, Içara, Cocal do Sul, Nova Veneza e Balneário Rincão vão ganhar", enfatiza.

Para o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, o turismo é o novo petróleo e quem tiver essa sensibilidade sairá na frente. “Há 30 anos ninguém falava de turismo em Criciúma. Hoje a cidade detem o maior número de leito de hotéis da região, ocupados por visitantes que chegam até o sul do estado para turismo ou negócios. O governo municipal se apropriou disso e está olhando lá na frente, vendo que há possibilidades de gerar emprego e renda também no turismo”, assegura. 

O Plano Municipal de Turismo permite uma visão a longo prazo no desempenho econômico e na otimização dos recursos turísticos. O documento, portanto, é um instrumento norteador dos municípios que estabelece os caminhos a serem percorridos para o alcance de objetivos e metas do setor. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito