Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Plano Municipal de Segurança no foco do GGIM

Gabinete de Gestão Integrada Municipal quer se adequar às novas diretrizes dos governos Federal e do Estado
Por Vanessa Amando Criciúma, SC, 25/02/2019 - 08:30
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criado com o objetivo de discutir ações de combate à criminalidade, buscando soluções e melhorias para a área de Segurança Pública da cidade, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Criciúma, formado por 25 órgãos governamentais e não-governamentais, retoma suas atividades no dia 7 de março, quando acontece a primeira reunião deste ano. O último encontro foi em dezembro do ano passado e, de lá para cá, muita coisa aconteceu, principalmente a posse e as primeiras ações dos governos Federal e do Estado. Inclusive, esta deve ser a primeira pauta do grupo.

“Criamos o Plano Municipal de Segurança com nove grandes objetivos para prevenir a criminalidade e melhorar a segurança em Criciúma. Dentro desses objetivos tem 21 desafios e 52 ações que devem ser realizadas. A pauta da próxima reunião já foi distribuída e, a partir de março, vamos trabalhar a atualização de alguns indicadores desse Plano de Segurança, conforme o entendimento do novo grupo e de acordo com as novas adequações dos planos estadual e federal de segurança pública. Os dois ainda estão sendo desenvolvidos, mas temos que nos atualizar”, adianta o coronel Valter Cimolin, da reserva da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina e representante da Sociedade Maçônica Regional Sul (Somarsul).

Ele fala em novo grupo porque algumas cadeiras do GGIM sofreram alterações, principalmente na coordenação, já que o Gabinete tem o prefeito de Criciúma como presidente e tinha como vice um funcionário da prefeitura, nomeado pela própria Administração Municipal, mas ele pediu demissão da prefeitura no ano passado e automaticamente desligou-se do grupo. As reuniões ordinárias acontecem sempre na primeira quinta-feira de cada mês e o primeiro encontro de 2019 deveria ter sido em fevereiro, mas, por conta do desligamento deste profissional, foi adiada para o próximo dia 7.

A nova coordenação também será uma das primeiras pautas deste ano. “Também tivemos a troca do Delegado Regional, do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Existe a parte burocrática de nomeação desses novos membros e temos que respeitar isso”, explica o coronel. Inclusive, ele afirma que tem uma proposta para definir a questão da coordenação do GGIM, mas prefere apresentar e divulgar somente na primeira reunião.

Trabalhando a prevenção

No começo de abril, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal completará três anos de atuação contínua em Criciúma. De acordo com o coronel Cimolin, no que diz respeito à segurança, o GGIM trabalha a prevenção institucional e social.

“A nossa linha de ação, que é basicamente a prevenção, não vai mudar, vamos continuar pensando ações para evitar que o crime aconteça. Isso vai desde buscar recursos para aumentar a frota de carros e motos das polícias, para que eles tenham melhores condições de trabalhar, que seria a prevenção institucional, até realizar atividades de educação, conscientização e lazer em bairros mais vulneráveis, como o Renascer, que seria a prevenção social”, destaca.

Preservação à vida

Outra pauta para a retomada de ações do Gabinete será o trabalho integrado à Rede de Proteção à Vida, a qual tem como objetivo principal a prevenção ao suicídio. Conforme o coronel Cimolin, devem ser integradas e intensificadas as ações para garantir a preservação da vida, tendo em vista o alto índice de suicídio na região Sul catarinense. A capacitação de bombeiros e policiais militares e civis, por exemplo, os quais geralmente atendem as ligações e ocorrências de pessoas que tentam dar fim a própria vida, deve ser uma das ações iniciais.

Tags: criciuma GGIM

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito