Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Plano de Desenvolvimento: Muita energia para projetar o futuro de Sombrio

Evento de lançamento ocorre na quinta-feira, dia 7, a partir das 19h30min
Por Redação Sombrio, SC, 05/04/2022 - 22:02
Foto: Fabrício Espíndola dos Santos/ Divulgação
Foto: Fabrício Espíndola dos Santos/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois de Araranguá e Balneário Arroio do Silva, é a vez de Sombrio receber o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, elaborado por meio da parceria entre Unesc, Sebrae/SC, Amesc e prefeitura.

O evento ocorre a partir das 19h30min desta quinta-feira (7/4), na Rua Coberta, e será o momento no qual lideranças e comunidade em geral conhecerão a metodologia e saberão como contribuir na elaboração do documento, importante no planejamento dos próximos dez anos do município.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, reforça que o Plano não é da Universidade, nem do Sebrae/SC, mas sim da comunidade. "Quando pensamos em planejamento, estamos pensando no futuro. Como estará Sombrio em 2033? Como você quer que Sombrio esteja em 2033? Como quero que a segurança pública, a saúde, as políticas públicas sociais? Quais são os projetos estruturantes que temos que desenvolver para que as
pessoas permaneçam na cidade? Como faremos para tudo acontecer? Tudo isso não pode ficar simplesmente no campo das ideias", destaca.

Quem não puder participar de forma presencial, pode acompanhar o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Sombrio ao vivo pela Unesc TV, no link: https://www.youtube.com/watch?v=aS4RNDT16pM.

Após o evento de quinta-feira, os sombrienses poderão ainda deixar contribuições na construção do futuro da cidade no workshop agendado para o dia 22 de abril.

A pró-reitora salienta a importância da participação das pessoas nesta iniciativa. "Eu acredito que toda liderança dará o tom do seu trabalho a partir da energia que tem para viabilizar as coisas. Você consegue resolver um problema somente quando tem energia para tal. O nosso intuito é colocar energia nas pessoas que moram nestes territórios para dizer o seguinte: 'vocês têm condições de desenvolver liderança e o céu é o limite'", pontua.

Com a participação da comunidade de diferentes pontos de vista, de acordo com Gisele, será possível viabilizar projetos relevantes para fazer com que as pessoas construam os seus projetos de vida neste local. "E ao mesmo tempo encontrar vertentes econômicas a partir das vocações para potencializar ainda mais, criando oportunidades de trabalho e renda, fazendo com que as pessoas identifiquem novas oportunidades de negócios. Que possamos fazer com que novos projetos sejam desenvolvidos e que as pessoas enxerguem aqui um ambiente muito fértil para novos investimentos", cita.

Ainda conforme a pró-reitora, este é um plano socioeconômico e não somente econômico porque também implica na vida das pessoas. "A comunidade precisa enxergar que pode transformar este território, mostrar o que faz de melhor ou ver novas oportunidades de qualificação para transformar o próprio meio, criando negócios, incrementando suas receitas, enfim, ter uma vida saudável, sustentável que todo mundo precisa", diz.

Para a prefeita Gislaine Cunha, Sombrio está crescendo nos últimos anos e isso se deve ao planejamento. "Agora, nessa parceria com a Unesc, o Sebrae e a Amesc, o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico vai nos ajudar a ter direções ainda mais concretas para sempre trabalhar em busca da vida melhor do cidadão", comenta.

Ao todo, são 16 planos a serem elaborados, sendo um regional e 15 municipais. "Desejo que consigamos fazer um grande plano. Quem quiser fazer parte da comissão é bem-vindo. Vamos trabalhar para que Sombrio voe cada vez mais alto", destaca a coordenadora do Plano no município, Karine Cardoso.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito