Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pesquisadores do CTSatc desenvolvem ações para preservar palmito

Mudas da planta ameaçada de extinção estão sendo produzidas no horto da instituição
Por Redação Criciúma, SC, 13/05/2019 - 15:39
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ele integra a lista de espécies da flora brasileira que estão ameaçadas de extinção. O palmito, apreciado na culinária, tem relevância ainda maior para a fauna regional. O corte indiscriminado e a falta de consciência ambiental são alguns dos fatores que podem fazer com que a planta desapareça. Para tentar reduzir um pouco desse impacto, pesquisadores do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) iniciaram a reprodução de mudas.

Sementes da planta foram recolhidas para a reprodução. A intenção é utilizar as mudas para o plantio no remanescente florestal da Satc. Os pesquisadores também querem estimular a consciência ambiental, alertando para o problema. “Infelizmente o corte é feito de forma desordenada antes da primeira florada, inviabilizando o reestabelecimento da espécie naquele espaço”, ressalta o biólogo Mauro Zavarize.  

Essa retirada ilegal, além de ser crime previsto em lei, causa um prejuízo ambiental ainda maior. O Euterpe edulis Mart., nome científico do palmito, demora entre sete e dez anos para frutificar. “Se for derrubada antes, a planta não completa seu ciclo reprodutivo e inicia um processo de extinção”, pondera o engenheiro agrônomo Daniel Pazini Pezente.

Outra situação grave apontada pelos pesquisadores é a frutificação no outono e inverno. “Nesse período, a maioria das árvores não está frutificando, e as frutas do palmiteiro são fundamentais para a alimentação de várias espécies. Sem esse alimento, muitas aves podem migrar para outras regiões e não voltar mais”, argumenta o biólogo.

Natural da Mata Atlântica, o palmito foi considerado “Em perigo” de acordo com a lista vermelha das espécies ameaçadas em desaparecer do Brasil. Ela integra a Instrução Normativa nº 6 do Ministério de Meio Ambiente, publicada em setembro de 2008. Antes abundante em toda a região, está se tornando cada vez mais difícil encontra-lo. Para os pesquisadores, o corte indiscriminado é o fator mais grave, porque interrompe o ciclo de reprodução da planta, comprometendo todo o ecossistema regional. “O produtor rural, que deseja cortar a planta tem que fazer o plano de manejo para a extração de maneira ordenada, sem prejudicar a espécie”, aponta Zavarize. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito