Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Pesquisa revela que brasileiro quer juntar dinheiro para pagar dívidas

A maioria da população se diz otimista em relação a economia brasileira em 2019
Por Redação Criciúma - SC, 05/01/2019 - 18:08
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, as principais metas financeiras do brasileiro para este ano são juntar dinheiro para pagar dívidas. Mais de 700 pessoas foram entrevistadas, de todas as classes sociais e em todas as regiões do país, dessas, 51% pretendem juntar dinheiro em 2019 e 37% desejam "sair do vermelho".

O levantamento aponta também que sete em cada dez entrevistados (72%) dizem estar otimistas com a economia neste ano e acreditam que a vida financeira vai ser melhor. Porém, 8% disseram que estão pessimistas, e acham que a economia vai piorar. Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, mesmo que a economia comece a apresentar sinais de melhora, o orçamento do brasileiro continua apertado.

“A pesquisa mostrou que, apesar de a gente já começar a ver a economia destravar, nos últimos meses de 2018 a gente viu bons indicadores de criação de emprego, de confiança – tanto do consumidor, quanto do empresário –, o orçamento do brasileiro continua muito apertado. 82% fizeram algum tipo de corte no orçamento ao longo do ano de 2018 e 58% acreditam que a crise vai ter algum reflexo no dia-a-dia ao longo deste ano que começa, 2019.”

Para aqueles que estão otimistas, as perspectivas para 2019 são manter os pagamentos das contas em dia (69%), fazer uma reserva financeira (59%) e realizar algum sonho de consumo (57%).