Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pensou em fazer uma faculdade? Saiba como definir o curso

Profissional dá dicas de como escolher uma graduação
Por Redação Criciúma, SC, 18/06/2019 - 13:53
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Escolher uma profissão nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais para quem vive uma fase cheia de dúvidas e incertezas. Por isso, seguir algumas dicas pode ajudar a definir a graduação desejada. Dentre as orientações da psicóloga da Satc, Michelle Nunes da Silveira, perceber-se enquanto aluno é um bom caminho a ser seguido.

"Muitas vezes a gente vai vivendo o dia a dia, focando em vestibular, Enem, em outros desafios, e esquece de olhar para si mesmo. Por exemplo, em sala de aula, qual matéria eu me identifico mais? Em quais áreas eu costumo ter um bom desempenho? Quais atividades me dão mais prazer? Essas respostas podem ajudar o estudante a se perceber", destaca.

Segundo a profissional, não há uma receita pronta para decidir qual rumo tomar, mas é possível definir alguns passos em um somatório de fatores. "O aluno deve se perguntar, por exemplo, se é mais teórico ou mais prático, bem como se gosta de estar entre pessoas ou prefere trabalhar de forma mais isolada. São questões que devem ser notadas", argumenta.

Testes são bem-vindos

Para Michelle, os testes vocacionais ou de habilidades devem ser levados em consideração. Conforme a psicóloga, podem trazer elementos e informações de qual perfil o estudante se encaixa. "Nenhum teste vai te dar uma resposta exata, mas uma área que se sobressai, e isso pode sim ajudar. A pessoa consegue uma resposta no somatório que resulta o todo. Por isso nós recomendamos os testes comportamentais", frisa.

Outro ponto importante, conforme Michelle, é buscar informações das mais variadas possíveis sobre a profissão que o aluno está pretendo cursar. "Sugiro eliminar o que não tem a ver com a rotina do estudante. Além disso, é importante ler muito sobre os cursos, onde há estas faculdades, as formas de ingresso, conversar com profissionais que já atuam na área e até pretensão salarial", enfatiza.

Em relação às inseguranças na hora da escolha, a profissional explica que é natural, principalmente entre os jovens. O importante é entender que cursar uma faculdade não significa ter a mesma profissão para o resto da vida.

Inscrições abertas

A Faculdade Satc está com inscrições abertas para nove cursos da instituição. A forma de inscrição para este ano passou por mudança, deixando o processo mais fácil e unificado. O prazo para os interessados no Mérito Seu vai até 29 de julho.

São três formas de ingresso, para quem é ex-aluno Satc, para quem estuda em escola pública e para quem cursou a rede particular. Informações sobre as formas de ingresso via Mérito Seu Satc pelo 48 3431.7693 (WhatsApp Business), nos telefones 3431.7502/3431.7503 ou pelo e-mail [email protected].

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito