Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pela primeira vez, festival de teatro irá contemplar deficientes visuais do Sul

Apresentação ocorre nesta terça-feira (9) na Advisul com inicio as 15h
Por Redação Criciúma, SC, 08/08/2022 - 21:21
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O espetáculo "Às  Sombras de Anita", com autodescrição aberta irá contemplar as pessoas com deficiência visual pela primeira vez no 4º Festival Nacional de Teatro Revirado.  Ela será apresentada pelo grupo O Sombrista, dia 09 de agosto, às 15h, na Associação dos Deficientes Visuais do Sul (Advisul), no bairro Próspera em Criciúma.

Conforme um dos membros do grupo, radicada no município de Turvo há seis anos, Giancarlo Carl, em cena os quatro atores buscam promover a inclusão com um texto teatral acessível para todos.  "O espetáculo é dirigido para pessoas cegas, com baixa visão ou com visão em somente um olho e claro, aberta para todos públicos provocando uma reflexão sobre a nossa visão ou nossa cegueira mesmo enxergando", analisa o ator.

A proposta da peça, explica Giancarlo, nasceu em 2020 com a intenção de refletir sobre quem era Anita Garibaldi: "Fizemos este questionamento: Anita seria uma mulher, o que ela sentia, como vivia. Era uma sobrevivente?", pontua.

Com 12 grupos e 39 espetáculos de grupos do Brasil e Argentina gratuitos para toda família, o 4º Festival Nacional de Teatro Revirado abre a programação oficial nesta segunda-feira, 08 de agosto, às 19h30, na Rua Coberta de Forquilhinha e segue até o dia 13 com espetáculos em Maracajá, Orleans, Cocal do Sul, Içara e Criciúma.

O Festival   nasceu em 2017 para comemorar os 20 anos do Cirquinho do Revirado no município de Içara que abraçou o projeto e se tornou a casa do Festival Revirado com as edições de 2018 e 2019 e as cidades vizinhas recebiam diversos espetáculos, mantendo a ideia de fazer um festival descentralizado. Nesta edição, a prefeitura de Içara decidiu não promover o evento.

 O Festival é realizado pelo Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, em conjunto com vários artistas e produtores da região. Parte dos recursos vem das empresas doadoras através da Lei de Incentivo à Cultura: Farbem, Celesc, Eliane e Giassi e, outra parte das prefeituras de Forquilhinha, Maracajá, Cocal do Sul e Orleans, além de outras empresas com patrocínio direto como a Brametal.

Toda programação do Festival pode ser acessada no Instagram @cirquinhodorevirado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito