O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² recebe, nesta segunda (10) e terça-feira (11), uma exposição de itens da Força Aérea Brasileira (FAB). No local, os visitantes podem tocar em artefatos espaciais e aprender um pouco mais sobre a história da Aeronáutica no Brasil. Os materiais também foram expostos no último domingo (9), no Parque das Nações, durante a apresentação da Esquadrilha Fox em comemoração ao centenário do município.
Os itens fazem parte do acervo histórico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), responsável por ceder o foguete, a sonda e o míssil ao Parque Astronômico Municipal, em 2023. Para a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, a iniciativa aproxima a comunidade do conhecimento e desperta o interesse pelas áreas da tecnologia e espaço.“É uma oportunidade única para que as pessoas vejam de perto equipamentos que fizeram parte da história da Força Aérea Brasileira e, ao mesmo tempo, se encantem com o universo da ciência. O Parque Astronômico é um espaço de aprendizado, e ações como essa reforçam o papel educativo e cultural do local”, afirma a presidente.
A gerente do Parque Astronômico, Emanoela Ceron, ressalta que a iniciativa reforça o objetivo de tornar o parque cada vez mais interativo para todos os públicos. “Queremos que os visitantes vivenciem a ciência de forma prática e divertida. Essa parceria com a FAB contribui para ampliar o interesse das pessoas pela astronomia e pela exploração espacial”, destaca a gerente.
Sobre o Parque Astronômico
Localizado no alto do Morro Cechinel, o Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc² é aberto todos os dias, das 9 às 21 horas, e conta com práticas de observação gratuita nos telescópios, realizadas de quinta-feira a domingo, das 20 horas às 21 horas. As sessões no planetário ocorrem de quinta-feira a domingo, às 15 horas, 17 horas e 19 horas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!