Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Parque Astronômico de Criciúma tem programação especial para observação da superlua

Visitantes poderão observar o fenômeno natural a partir da 19h
Por Redação Criciúma, SC, 31/07/2023 - 14:54 Atualizado em 31/07/2023 - 15:35
Foto: Divulgação/ Decom
Foto: Divulgação/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma, preparou uma programação especial para a observação da superlua, desta segunda-feira (31) a sexta-feira (4). O público poderá acompanhar o fenômeno natural de forma gratuita durante a semana inteira através dos telescópios do parque, sempre a partir das 19h. Os visitantes serão recepcionados com a exibição do filme "De Volta à Lua" e, logo em seguida, serão direcionados aos telescópios.

As práticas serão orientadas pelo geólogo da Prefeitura de Criciúma, Maurício Fenilli de Menezes. De acordo com Fenilli, a grande noite de observação acontecerá na terça-feira (1°), em função do perigeu, momento em que a Lua fica visivelmente maior e mais brilhante por estar em seu ponto mais próxima da Terra. "Neste dia, estaremos com todos os quatro telescópios operando e observando a Lua simultaneamente, inclusive, um deles vai gravar, em tempo real, e sendo exibido no monitor do observatório, para que todos possam acompanhar", explicou.

"A equipe do Parque está sempre atenta aos acontecimentos astronômicos. Assim como a superlua, teremos no mês de agosto a observação de Saturno nos telescópios. As informações de todas as programações estão no Instagram (@parqueastronomicocriciuma). Inclusive, durante o fenômeno da superlua, vamos transmitir as imagens do nosso telescópio em tempo real", afirmou a gerente administrativa do Parque Astronômico Municipal, Andreia Zomer.

Na quarta-feira (2), os professores do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras farão uma palestra com o tema "Desvendando Nosso Satélite Natural", às 18h30, para o público em geral. De acordo com a professora e coordenadora dos Clubes de Astronomia da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Medeiros, o objetivo da iniciativa é ampliar os conhecimentos da população sobre o tema. "Será uma aula completa sobre as características gerais da Lua. Vamos falar desde o conceito do satélite natural e como ele se formou até suas fazes, quando está mais próximo e mais afastada da Terra", ressaltou.

O fenômeno da superlua

A superlua desta terça-feira (1°) é a segunda de 2023, chamada popularmente de "Lua de Esturjão", devido a uma espécie peixe com o mesmo nome, encontrada facilmente durante esta época do ano nos Grandes Lagos da América do Norte. O fenômeno é um evento natural e pode acontecer mais de uma vez por ano, sendo possível observá-lo a olho nu.

O termo "superlua" foi criado nos anos 1970 pelo astrólogo Richard Nolle e é frequentemente usado para se referir a luas cheias ou novas que ocorrem dentro de aproximadamente 90% da distância mínima entre a Lua e a Terra.

Observação nos telescópios do Parque Astronômico de Criciúma

O Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc², localizado no alto do Morro Cechinel, foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 2023 e funciona todos os dias da semana, das 9h às 21h. O local conta com práticas de observação nos quatro telescópios, realizadas de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. As sessões guiadas pelo parque e no planetário digital ocorrem de quinta-feira a domingo, às 15h, 17h e 19h. O ingresso para participar das sessões no planetário custa R$ 10 por pessoa e é vendido no local.

Crianças menores de seis anos, idosos e grupos de professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e de creches não pagam. Já os professores e estudantes de escolas particulares de Criciúma, de escolas públicas e particulares de outros municípios e os universitários que desejam participar das sessões tem direito a meia entrada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito