Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Parque Astronômico de Criciúma promove programação especial para a observação do Eclipse Solar

População poderá acompanhar o fenômeno de forma gratuita no sábado (14) a partir das 15h30
Por Redação Criciúma, SC, 14/10/2023 - 10:08 Atualizado em 14/10/2023 - 10:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² programou uma tarde diferenciada para a observação do Eclipse Solar que acontecerá neste sábado (14). O público terá a oportunidade de participar gratuitamente a partir das 15h30. A programação contará com a projeção do eclipse por telescópios permitindo a observação de forma segura para todos.

De acordo com a professora e coordenadora dos Clubes de Astronomia da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Medeiros, o fenômeno terá maior visibilidade no Norte e Nordeste, enquanto no Sul poderá ser visto de forma parcial. No sábado, o eclipse que acontecerá é o Solar, que ocorre quando a Lua em sua fase nova se coloca entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra e/ou penumbra na superfície terrestre. Para que esse tipo de fenômeno aconteça precisa de um alinhamento muito preciso, o qual não acontece com frequência. "Então mesmo que a gente não vá poder visualizá-lo de maneira total, só parcial, ainda é um fenômeno muito importante e interessante para observarmos", afirma Vanessa.

"O eclipse começa sutilmente às 15h49 mas, o ápice é às 16h48, encerrando por volta das 17h42. Durará aproximadamente 1 hora e 53 minutos. E embora ele seja relativamente fraco, é o eclipse solar mais forte dos próximos 10 anos", explica o geólogo da Secretaria Municipal de Educação, Maurício Fenilli de Menezes.

No Parque Astronômico, o eclipse será observado por projeção, ou seja, será utilizado um telescópio que projetará o fenômeno. "É bem importante salientar que a gente tem que tomar muito cuidado quando for fazer observação de um eclipse, pois ele pode danificar a visão das pessoas, então é preciso que isso seja feito de uma forma muito segura",ressalta Vanessa.

Como observar o Eclipse de forma segura

É mito que as pessoas podem observar o eclipse utilizando dois óculos, raio x, ou antigos negativos de máquinas fotográficas, pois nada disso é seguro e pode causar cegueira instantânea ou até gradual na pessoa.

As melhores formas de observar o fenômeno são através de projeções, como será feito no Parque Astronômico, ou utilizando um filtro de máscara de soldador número 14. 

Sobre o Parque Astronômico

O Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc², localizado no alto do Morro Cechinel, foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 2023 e está aberto todos os dias, das 9h às 21h. O local conta com práticas de observação gratuita nos telescópios, realizadas de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. As visitas guiadas e sessões no planetário ocorrem de quinta-feira a domingo, às 15h, 17h e 19h.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito