Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Parece Cocaína, mas é Day Trade"

Matéria da Você S/A foi tema do programa 60 Minutos e mostra as armadilhas da proposta de ganho fácil
Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 16/10/2020 - 14:23 Atualizado em 16/10/2020 - 14:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No programa 60 Minutos dessa sexta-feira, 16, o jornalista Arthur Lessa entrevistou a também jornalista Tássia Kaster, uma das autoras da matéria na revista Você S/A "Parece Cocaína, mas é Day Trade". A reportagem aborda um tema que vem atraindo cada dia mais pessoas, mas que pode na verdade se tornar uma grande dor de cabeça: o ganho fácil e rápido de dinheiro através da bolsa de valores.
Em termos práticos, o Day Trade acontece quando você decide comprar e vender um ativo no mesmo dia. O termo em inglês pode ser literalmente traduzido como "Negociação diária", ou seja, operações de curtíssimo prazo.

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mais de 300 mil pessoas fizeram ao menos uma operação desse tipo em 2020, um crescimento de 50% na comparação com 2019. E este também é o ano em que as buscas por “day trade” dispararam no Google e a “profissão day trader” entrou em uma lista do LinkedIn como uma das grandes carreiras do futuro.

A matéria desmistifica algumas crenças de que realmente é fácil ganhar a vida fazendo esse tipo de operação. E também aponta que muita  gente lucra com cursos picaretas de como ficar rico da noite para o dia, e as próprias corretoras, que ganham um "cascalho" a cada operação de compra e venda que a pessoa faz. Ao longo do texto os jornalistas ainda reforçam que o único jeito de ganhar dinheiro com day trade é ter o dom de prever o futuro. E não consta que existam cursos para isso. A experiência também não ajuda.

"Decidimos entrar em um assunto que salientasse e ajudasse o leitor a não perder o dinheiro que ganhou trabalhando duro. Vem crescendo essa questão do Day Trade. Resolvemos mostrar como funciona a operação dos minicontratos. Como também o efeito psicológico das pessoas pensando que vão ficar ricas", afirma a jornalista Tássia Kaster, da Você S/A. 

Em  uma dos trechos a matéria traz a seguinte análise: 

Gatilhos e vícios
Não é cocaína em si que vicia. É a dopamina, o neurotransmissor que a droga ativa no cérebro. Dopamina é o biscoito de cachorro da evolução das espécies. Quando você faz algo bacana para a sua sobrevivência, tipo fazer exercícios ou se alimentar, o cérebro libera dopamina.

"É dificil resistir a ideia de ganhar e ganhar. A primeira vez que você transforma R$ 20 em R$ 1 mil acha que pode ganhar sempre. Quando você ganha o dinheiro a recompensa é como sentido com as drogas legais ou ilegais", encerra Tássia Kaster, da Você S/A.

Leia aqui a matéria completa 

Entrevista no programa 60 Minutos da rádio Som Maior. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito