Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Papel dos líderes nas transformações do mundo atual norteia evento na Acic

Palestra "Gestão em Tempos Complexos" será promovida na próxima quinta-feira, 19, na sede da associação empresarial
Por Redação Criciúma, SC, 13/05/2022 - 16:32
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As transformações e os impactos que as organizações têm sofrido nortearão o evento que a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-SC, Regional Criciúma, realizará na próxima quinta-feira, 19. Conduzida pela diretora executiva de pessoas e organizações da Senior, Jussara Dutra, a palestra com o tema "Gestão em Tempos Complexos" acontecerá na sede da entidade empresarial, a partir das 19 horas.

"Vou começar falando dessa grande confusão que virou a nossa vida como gestores de empresas, com uma quantidade absurda de informações e a dificuldade de entender quais delas realmente fazem sentido para a gestão. Todo esse contexto acelerado pela pandemia, tanto do ponto de vista de pessoas como do social", destaca a especialista, que é mestre em Business Psychology pela University of Westminster (Londres), com pós-graduação em Treinamento e Desenvolvimento e mais de 20 anos de experiência profissional.

Jussara também abordará os conceitos de mundo Vuca e Bani.  Os termos foram criados com o objetivo de facilitar a compreensão sobre a realidade que vivemos, tendo como base as mudanças mais significativas que acompanham as transições pelas quais a humanidade passa e buscando uma forma de olhá-las por outra ótica.

A pandemia mudou as organizações e, diante de um universo cada vez mais conectado, a noção de Vuca, termo utilizado antes, não é mais suficiente. Assim, surge o Bani, que expressa este momento de transformações e acelerações que estamos vivenciando.

Mudança de mentalidade

"As organizações tradicionais foram construídas para suportar as ameaças, enquanto as organizações da era digital foram construídas para surfar e aproveitar as mudanças. De fato, precisamos fazer uma mudança profunda no nosso mindset, na nossa forma de trabalhar", alerta Jussara. "As empresas precisam rever seus modelos de negócios, e principalmente olhar a empresa como um gestor neste novo mundo", reforça.

"É muito importante dentro das organizações entendermos quais problemas temos para resolver e focar neles, aprendendo a fazer perguntas lá onde as coisas acontecem. Cada vez mais é um risco ser aquele gestor que faz gestão por 'Power Point', só por tabela, que não consegue se conectar com o pessoal da base. Neste momento de complexidade, precisamos entender as coisas como elas realmente acontecem e construir pontes de conhecimento, com todos os stakeholders da empresa", completa a especialista.

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito