Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Palestra chama atenção à saúde da população negra

Por conta do fator genético proveniente dos antepassados africanos, algumas doenças são mais comuns entre a população negra
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 07/05/2018 - 21:36
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria da Assistência Social e Habitação, promove nesta terça-feira (08) a partir das 19h30, o evento 'Saúde da População Negra'. A palestra é gratuita e será realizada no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, pelo dr. Marco Aurélio Santos. O evento é uma promoção da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc), com apoio da Unimed Criciúma e Secretaria da Saúde.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE constatou, em 2014, que negros e pardos representam mais de 50% da população brasileira. Por conta do fator genético, oriundo dos antepassados africanos, algumas doenças são mais comuns para os negros. Entre as doenças que mais afetam a população negra estão: aneurisma da aorta, câncer de próstata, diabetes, glaucoma e miomas, consideradas doenças hereditárias.

Dessa forma, a Copirc pretende fazer o alerta para que a população negra e profissionais da área da saúde estejam preparados para reconhecer, diagnosticar, tratar e orientar pacientes quanto às principais causas e tratamentos das doenças. Além da palestra, outras atividades voltadas à área da saúde estão sendo planejadas pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma.