Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Padre que viveu há 300 anos toca no coração de público criciumense

Concerto baseado em uma obra clássica instrumental aconteceu no Teatro Elias Angeloni
Ana Lúcia Pintro, especial 4oito Criciúma, SC, 12/06/2022 - 13:24 Atualizado em 12/06/2022 - 15:28
Foto: Ana Lúcia Pintro/ Divulgação
Foto: Ana Lúcia Pintro/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A maioria das 660 pessoas que reservaram o ingresso gratuito compareceu ao Teatro Elias Angeloni para assistir uma apresentação baseada na obra clássica instrumental de um padre italiano nascido em Veneza. Na noite fria desta sexta-feira, dia 10, foram sentir todas as estações na música de Antonio Vivaldi. O evento foi promovido pela Universidade Livre da Cultura - Unicultura - uma organização não-governamental com sede em Curitiba, capital do Paraná, e com apoio da Fundação Cultura de Criciúma – FCC.

A curadora Clarice de Miranda fez intervenções didáticas explicando a obra para o público durante as pausas da apresentação conduzida pelo maestro venezuelano Roberto Ramos. O músico religioso fez quase 500 concertos e trabalhou numa instituição veneziana que acolhia meninas órfãs, tornando-se famoso pela qualidade de interpretação de suas alunas. 

Em 2023, o concerto As Quatro Estações completará 300 anos. Esta composição resgatou as memórias do tempo em que a professora Mirtes Balbinot morava em São Miguel do Oeste, município do extremo oeste catarinense. Em 1987, uma propaganda do sabonete Vinólia fez muito sucesso. “Lembro dessa trilha tocando enquanto mulheres sedutoras caminhavam por ruas ou campos floridos. A música toca fundo no meu coração. Quando começa a tocar a estação que é o inverno, eu sinto o vento frio. Na primavera sinto a alegria, vejo as flores surgindo, o perfume, as árvores soltando as folhinhas novas”, comentou Mirtes. 

Cuidando da entrada e orientando o público, estava a bombeira comunitária Sonia Maria Javoski. “Hoje meu trabalho é voluntário e eventos como esse compensam porque são lindos, emocionam. Quando estou aqui aproveito para curtir os espetáculos e tenho acesso à cultura”, concluiu Sonia.

Segundo o organizador do evento e diretor da Unicultura, Ricardo Trento, o teatro é lindo, confortável, tem boa acústica e oferece condições para que a cidade receba atrações artísticas de qualidade nas mais diversas manifestações. “Ficamos entusiasmados com a receptividade, com a permanência do público após o concerto, com as pessoas lendo o programa e com a gestão do teatro”, avaliou Trento.

Eduardo Bonetti, membro do COMITES - Comitato degli Italiani all’Estero – que apoia o evento comentou que gostaria de ver empresas de Santa Catarina apoiando este projeto.
 
Saiba mais sobre Vivaldi e a Ladies Ensemble

Antonio Vivaldi nasceu em Veneza, na Itália, no ano de 1768. Faleceu em Viena, na Áustria, em 1741. Foi violinista e compositor de 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. Seu nome ficou conhecido mundialmente devido às citações do famoso compositor alemão, Johann Sebastian Bach.

O pai dele era um barbeiro que sabia tocar violino. Na capela São Marcos, Vivaldi desenvolveu a habilidade que o pai iniciara em casa. Sua aproximação com a igreja católica o levou para a vida religiosa tornando-se padre em 1702. Se tornou conhecido como o padre ruivo porque causa da cor de seu cabelo. Dizem que deixou de trabalhar nas capelas porque sofria de asma. Na sua cidade natal atuou como professor de violino num orfanato feminino chamado "Ospedalle della Pietà". Assim surgiu uma famosa orquestra composta somente por mulheres que se tornou famosa em toda a Europa.

A Orquestra Ladies Ensemble é a primeira orquestra feminina da América Latina, criada em 2008. A tradução de Ladies é mulheres e Ensemble significa grupo orquestral que é parte de uma orquestra composta por aproximadamente 80 músicos. A diretora e fundadora Fabíola Akel idealizou o grupo que atualmente conta com 17 musicistas das principais orquestras do Paraná. 

O concerto com a Orquestra Feminina Ladies Ensemble é viabilizado pelo projeto Bravíssimos Concertos Barrocos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito