Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Padre Antônio Júnior e a definição do Corpus Christi

Tradicional data católica justifica as celebrações desta quinta-feira
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 19/06/2019 - 22:07 Atualizado em 19/06/2019 - 22:08
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Nos outros dias nós vamos até Jesus nas igrejas. Neste dia, Jesus vem às ruas". Assim, o padre Antônio Júnior, pároco da Catedral São José, explica o Corpus Christi, a data católica que marca o calendário desta quinta-feira, 20. Ele contou mais sobre o dia no programa Ponto a Ponto na Rádio Som Maior.

"Muitas pessoas perguntam o que é essa festa. Para nós é uma festa muito importante, celebramos na Igreja desde 1.254 a partir de uma bula do Papa Urbano IV. Começa na Bélgica depois Alemanha, Itália e se espalha pelo mundo inteiro. Deve sempre ser celebrada 60 dias depois da Páscoa. Por isso que ela é móvel, depende do ano, muda a data. É sempre na quinta-feira, mas a data muda", conta.

O padre lembra que a festa é católica, pois são os católicos que creem na presença de Jesus na Eucaristia. "No Brasil, algumas igrejas dos nossos irmãos evangélicos também fazem as suas Marchas para Jesus", pondera.

Uma das tradições da data é a confecção dos tapetes pelas cidades. Não será diferente de novo. "Essa tradição dos tapetes começou na Bélgica. No Brasil iniciou em Minas Gerais onde as tradições católicas são muito vivas. Usa-se tantos materiais que são preparados bem antes, muitas pessoas envolvidas pintando, trabalhando, e amanhã estarão fazendo os tapetes. A simbologia do tapete é essa. Quando os reis andam pelas ruas são estendidos tapetes. Quando nosso rei vem à rua, a ele também queremos não somente estender, mas confeccionar os tapetes", detalha o sacerdote. "Os nossos tapetes são feitos por voluntários das escolas católicas, das pastorais, movimentos, comunidades da paróquia. Junto a esses irmãos juntam-se vários outros voluntários que vem trabalhar, fazer os tapetes, dando de si para esse momento de louvor a Jesus", emenda.

Uma das matérias primas utilizadas para a confecção dos tapetes é o sal. "Todo o sal é colorido, assim como se pinta o pó de serra. A cor fica bastante viva e se tem vento dificilmente ele vai voar pois é mais pesado que o pó de serra", observa. "Iniciamos a confecção no Centro às 8h nas ruas próximas à Praça do Congresso onde vai acontecer a Santa Missa", informa. A missa solene inicia às 15h e depois há a saída da procissão pelos tapetes até a Catedral, onde ocorre a bênção final. "Muitas paróquias fazem campanhas bonitas de agasalhos, cobertores. Na missa mesmo poderemos deixar nossas ofertas de acolchoados, mantas, cobertores que serão doados a famílias pobres pela Pastoral Social da Catedral", lembra o padre.

O slogan da festa este ano é "Adorar a Jesus na Eucaristia e aquece-lo em nossos irmãos". Confira mais detalhes na edição desta quarta do Ponto a Ponto no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito