Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pacto Federativo em pauta na Marcha dos Prefeitos em Brasília: "É o fio condutor", diz Upiara Boschi

Representantes do Sul estão na capital do Brasil; jornalista acompanha evento presencialmente
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 27/03/2023 - 09:27 Atualizado em 27/03/2023 - 10:17
Foto: Arquivo/ Marcha dos Prefeitos
Foto: Arquivo/ Marcha dos Prefeitos

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entre 27 e 30 de março, de segunda a quinta-feira, prefeitos e gestores municipais de todo o país se reúnem para a marcha em Brasília. Diretamente da capital, Upiara Boschi participa da cobertura do evento. "O fio condutor é a eterna discussão do Pacto Federativo", informa o jornalista durante o Plenário. 

[o texto continua após o áudio]

Ouça o Plenário desta segunda-feira:

"Mas há algumas questões bem práticas, como o piso da enfermagem e dos professores. Muitos prefeitos assustados, porque o último reajuste, na casa dos 16%, é uma preocupação muito forte da nova diretoria da Fecam [Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina]", acrescenta Boschi.

Também deve estar em pauta a Reforma Tributária durante a Marcha dos Prefeitos. "Ela, pelas propostas que estão colocadas para discussão e as que têm a benção do Palácio do Planalto, simplificam os impostos, reunindo ICSS e ICMS, e aí, a cobrança será feita pelo Governo Estadual e repassada, proporcionalmente, aos municípios", detalha o jornalista. 

Devem estar na marcha cerca de 130 prefeitos de Santa Catarina. No Sul, o prefeito de Morro da Fumaça e presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Noi Coral, além da prefeita de Içara, Dalvania Cardoso e, de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, visitam Brasília. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito