Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os principais assuntos das Primeiras do Dia

Entre os destaques, esteve o andamento da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina
Por Redação Criciúma - SC, 19/10/2021 - 06:56 Atualizado em 19/10/2021 - 06:56
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entre os principais destaques das Primeiras do Dia, programa que abre a programação diária de informação da Rádio Som Maior, esteve o andamento da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O estado conta com mais de 420 mil pessoas atrasadas para aplicação da segunda dose da vacina. Conforme o Vacinômetro, 89% da população vacinável recebeu a primeira dose e 62% completaram o esquema de vacinação. O número de atrasados preocupa as autoridades catarinenses.

Araranguá avança na vacinação contra a Covid-19. Conforme o secretário municipal de Saúde, Henrique Besser, o percentual de vacinados é bom, e há avanços também na terceira dose. Na primeira dose, a população imunizada acima de 12 anos está em 92%. De segunda dose, em torno de 60%. O município também se preocupa com as pessoas que não retornam para a segunda dose. Em outubro, Araranguá registrou dois óbitos por Covid.

No primeiro dia da exigência do passaporte da vacinação no Rio Grande do Sul, ontem, há variações no cumprimento da medida. Em Porto Alegre, a maioria dos locais exigiam a comprovação da vacina contra a Covid, mas muitos não pediam o documento com foto. Na Serra, alguns parques temáticos ainda não estão solicitando o comprovante. Em Santa Catarina, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, reforça que cabe aos municípios decidirem por exigir ou não passaporte vacinal. 

Mais de 1,6 mil alunos da rede municipal de ensino de Criciúma estão sendo contemplados pelo programa GPS Escola, um dispositivo que serve para os pais monitorarem o deslocamento dos seus filhos até a escola. Conforme o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim, o GPS Escola serve para aqueles estudantes que, por ônibus, fazem deslocamentos maiores até as escolas. A maior parte dos mais de 20 mil alunos da rede municipal não são abrangidos pois, segundo o secretário, moram perto das suas escolas.

O Governo do Estado segue estudando formas de estudar a redução do preço dos combustíveis em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés solicitou um estudo à Secretaria de Estado da Fazenda, e vai avaliar a possibilidade de retirar os combustíveis do sistema de substituição tributária, alterando a base de cálculo do ICMS. Hoje, a alíquota é de 12% para o diesel e 25% para a gasolina. Moisés frisa que o ICMS é o mesmo há décadas.

A Revista Forbes lançou a lista das 100 mulheres poderosas do agro. Três catarinenses estão na relação. Entre elas, a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter. Para o governador Carlos Moisés, a inclusão da presidente da Epagri na lista coroa o papel de destaque que a empresa exerce. Outras catarinenses na lista são Joanita Caroleski, de Botuverá, que preside o Fundo JBS pela Amazônia, e a advogada Tânia Zanella, de Ipumirim, no Oeste. Ela é superintendente da organização das cooperativas brasileiras.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados está estudando a possibilidade de autorizar a comercialização de medicamentos em supermercados. Seria o caso de itens que não necessitam de prescrição médica. Um debate para tratar do tema foi realizado ontem.

O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Criciúma está com inscrições abertas até esta quarta-feira (20) para guarda-vidas civis. Na última temporada foram agregados 200, e a intenção agora é chegar a 220 para cuidar das mais de 50 guaritas nos 80 quilômetros de praias entre Balneário Rincão e Passo de Torres. A formatura dos novos guarda-vidas será em dezembro, para o início da Operação Veraneio.

O secretário municipal de Infraestrutura de Criciúma, Tita Beloli, anuncia que a prefeitura tenta acelerar as obras de repavimentação da Rodovia Luiz Rosso, acesso Centro à cidade. As chuvas das últimas semanas prejudicaram a colocação do microrevestimento de asfalto. Posteriormente, o município vai priorizar a instalação da sinalização no trecho. Um acidente envolvendo três carros chamou a atenção na rodovia no último domingo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito