Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Os padrões e perfis de personalidade por meio dos eneagramas

O Programa Do Avesso recebeu o diretor do MasterMind, Mateus Meller de Luca, que apresentou os nove padrões do eneagrama
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 17/01/2020 - 15:23
Foto: Mano Dal Ponte
Foto: Mano Dal Ponte

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os perfis de personalidades e  padrões de comportamento foram os assuntos que rondaram o programa Do Avesso desta sexta-feira, 17. A rádio recebeu o diretor do MasterMind, Mateus Meller de Luca, que explicou um pouco sobre como é formada a personalidade das pessoas e seus eneagramas. 

A palavra parte de ‘ene’ de nove e ‘grama’ de padrão. “O eneagrama é um estudo de autoconhecimento em que existem nesse estudo que vem se formando ao longo do tempo nove padrões de conhecimento”, explica Luca. “Nós podemos ter um pouco de cada um, mas tem uns que se sobressaem”, complementa.  

Os nove padrões

1# O Perfeccionista: Essa caracterísitica refere as pessoas que buscam a todo modo a perfeição. “Aquele que acha e acredita que tudo tem um lugar certo, hora certa e momento certo. Ele tem um vício emocional e sente raiva por ver que as coisas não estão do jeito que ele quer”, comenta. 
Conforme Luca, os perfeccionistas têm problemas de criar relacionamento e achar amizades, pois não conseguem ver as características das outras pessoas. 

2# O Prestativo: é a pessoa que sempre busca agradar os outros. “Ele busca ser amado, busca ser querido. Isso pode causar um pequeno problema, porque ele acha que só vai ser amado pelas pessoas se ele ajudar essas pessoas”, explica. 

3# O Focado: É aquela pessoa que não consegue ficar parado. “Sempre está fazendo alguma coisa e busca resultado em tudo o que faz. Trabalha demais e tem que ter o cuidado de não colocar o trabalho acima de tudo”, comenta.

4# O Romântico: é a pessoa mais rara e que está em falta. “Ele tem uma vida diferente, ele observa coisas que ninguém observa e tem uma sensibilidade muito forte. Ele tem um apego muito grande com o passado e é aquela pessoa que lembra o passado”, explica. 

Conforme Luca, as pessoas que tem a característica do Romântico mais forte não conseguem viver no presente. “Ela sempre busca algo no futuro, espera que algo vai acontecer de maravilhoso, ou então, fica chorando por algo que passou”, complementa. 

5# O Observador: o compenetrado. “É aquele que sabe de tudo, não sabe as coisas pela metade. É aquele que fala muito pouco, mas só fala do que sabe. Ele tem um conhecimento acima de tudo que os outros sabem”, comenta. 

O relacionamento com as pessoas também é um pouco afetado. “O ambiente é o quarto e os seus parceiros são os livros”, completa. 

6# O Questionador: “É aquele que pergunta de tudo. Porque ele pergunta? Porque ele é desconfiado. Ele tem um vício emocional que é o medo. Ele procura saber o máximo possível para ter confiança, se sentir seguro”, explica. 

7# O Entusiasmado: a característica do sonhador. “É o padrão daquela pessoa extrovertida, que se sente bem em qualquer lugar, que interage com todos”, explica. “O problema dele é de sustentar as coisas, de mandar as coisas. Ele consegue começar milhão de coisas, pois a cabeça dele trabalha muito forte”, complementa. 

8# O Confrontador: “É aquele que não leva desaforo para casa. Ele é um trator. Ele trabalha muito, derruba qualquer obstáculo, mas vai deixando marcas”, explica. 

9# O Preservacionista: a pessoa que busca a paz. “Ele não quer nada que tire a tranquilidade dele. Ele não compra briga, busca evitar o conflito. Ele quer fazer com quem quer a paz e busca a pacificidade”, comenta. 
 

Tags: eneagramas

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito