Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os novos rumos da energia em discussão

Tecnologia fotovoltaica amplia participação na sustentabilidade energética
Por Redação Içara, SC, 24/03/2019 - 07:27
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A transformação da radiação solar em energia já é superior a geração nuclear no Brasil. O país aparece entre os 30 que mais utilizam os painéis fotovoltaícos no mundo. São ao todo 61 mil sistemas instalados com a abrangência de 75 mil consumidores. "Os primeiros testes foram realizados em residências. Agora, passados alguns anos, grandes sistemas passaram a ser construídos para a alimentação também de empresas", coloca o sales developer, Nilvan Hipólito. Somente em Içara, pelo menos quatro instalações ocorreram desde 2018.

"O prazo médio de retorno do investimento é de seis a oito anos. E a tendência é que este tempo diminua com a popularização", acrescenta o engenhero elétrico Thiago Moneretto. Segundo ele, a eficiência dos projetos depende do dimensionamento dos módulos conforme o consumo de cada unidade. Por isso, o primeiro passo é buscar um profissional ou empresa habilitada para elaboração do projeto e apresentação à distribuidora de energia da localidade.

A evolução do setor, os investimentos necessários, impactos ambientais, linhas de financiamento e o prazo de retorno foram apresentados no Café 360° - Conexão & Conhecimento - na manhã desta sexta-feira, dia 22. O evento da Associação Empresarial de Içara com especialisas e empreendedores foi realizado no auditório da entidade e terá novas edições com diferentes temas de interesse dos associados. "A nossa proposta é discutir soluções e principalmente apresentar as alternativas", lembra o diretor Reginaldo Borges Fernandes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito