Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Os membros do Comitê precisam ser replicadores”

Capacitações setoriais evidenciam importância da participação das entidades na gestão dos recursos hídricos
Por Redação Araranguá, SC, 18/07/2019 - 19:21 Atualizado em 18/07/2019 - 19:25
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Divididos em setores – governamental, usuários de água e sociedade civil – os membros do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba participaram de três capacitações nesta quinta-feira, 18, sobre “Como e por que participar dos Comitês de Bacias?”. As ações foram realizadas juntamente com a 53ª Assembleia Ordinária.

 A ideia, de acordo com a assessora técnica do Comitê Araranguá, engenheira ambiental Michele Pereira da Silva, foi fazer com que os participantes compreendessem qual o papel de suas entidades e o que cada uma delas pode contribuir no desenvolvimento de ações para uma gestão mais efetiva dos recursos hídricos. “Sozinhos, não conseguimos chegar à toda a população. Portanto, buscamos fazer com que eles percebessem como é importante repassar o que é debatido para mais pessoas. Os membros do Comitê precisam ser replicadores de informações, e não apenas recebedores”, acrescenta.

De forma geral, a mensagem repassada foi recebida corretamente pelos membros. Como no caso do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Turvo, Davide Tomazi Tomaz, um dos representantes dos Usuários de Água. “Estando empoderados da informação, podemos colocá-la em prática nos vários locais da Bacia que tem necessidade de tratar do tema e que nem sempre conseguem”, ressalta.

Assim avalia também o como o comandante da Polícia Militar Ambiental de Maracajá, tenente Flávio Andrade Lopes, um dos representantes do Setor Governamental. “Esses encontros tendem a trazer mais conscientização, cada vez mais que o Comitê se engaja para levar informações à sociedade, principalmente àqueles que são membros, só tem a fortalecer a prevenção e a melhor utilização dos recursos hídricos”, completa.

Bons resultados

Com três mediadoras, as capacitações transcorreram dentro do planejado. “Acredito ter sido uma ação importante no processo de entendimento dos membros sobre o que é o Comitê. E essas atividades precisam ser constantes, uma vez que a troca desses membros é constante. Hoje, reforcei ainda mais a percepção de que nós ainda temos muito a avançar no processo de gestão de recursos hídricos com relação a representatividade de cada participante”, afirma a técnica em recursos hídricos da Associação de Proteção da bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR), Rose Adami.

Nesta linha, segundo o presidente do Comitê Araranguá, Luiz Leme, que também é um dos representantes da Sociedade Civil no grupo, o alerta reforçou a responsabilidade de cada membro com relação às opiniões e aprovação de definições em cada reunião e assembleia realizada. “Porque não basta estar presente e achar que fez sua parte, a representatividade tem que ser efetiva, quem participa é um braço do Comitê e tem que ser mais um a divulgar o Comitê. Se todos os setores estiverem bem representados, o Comitê vai se fortalecer cada vez mais”, argumenta.

Por fim, para a secretária Executiva do Comitê Araranguá, professora Yasmine de Moura da Cunha, a expectativa é para que, a partir dessas capacitações, a participação de cada membro passe a ser mais efetiva. “Saíram boas sugestões para que eles representem melhor suas respectivas entidades e, da mesma forma, levem o que é discutido e as decisões para as demais pessoas que os rodeiam”, finaliza.

Reservação Hídrica

Logo na sequência, nesta sexta-feira, 19, mais uma capacitação será realizada pelo Comitê Araranguá, desta vez com o tema: “Reservação Hídrica”. A atividade tem como principal objetivo debater sobre as formas de armazenamento da água para os próximos anos, principalmente em função da possibilidade real de períodos de estiagem no Sul catarinense.

Com oito horas de duração, das 8h às 17h30min, o evento é aberto ao público e voltado para todas as pessoas, sejam representantes de entidades, organizações ou da sociedade civil, que tenham interesse em contribuir em discussões sobro o assunto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito