Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os elementos que tornam SC um estado atrativo para inovação

Especialista destaca pontos que contribuem para a diferenciação do estado catarinense
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 06/08/2020 - 10:48 Atualizado em 06/08/2020 - 10:50
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos últimos anos, Santa Catarina tem se destacado dentro do setor tecnológico e de inovação, atraindo empresas e empreendimentos para o território catarinense. Os elementos que tornam o estado tão atrativo para esta questão, de acordo com o doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Geraldo Campos, é justamente o ecossistema inovador que SC vem construindo ao longo dos anos.

“SC é um estado diferente em termos de ambientes e ecossistemas de inovação, tendo em visto que o ambiente de negócios e conhecimento foi gerado, no início, na grande Florianópolis e depois se espraiando para dentro do estado, o que fez com que tivéssemos não somente competências instaladas no estado mas, também, orientação de políticas públicas e investimentos privados baseados em associações tecnológicas”, colocou.

O especialista ressalta que muitas instituições catarinenses enxergaram a possibilidade do estado desenvolver uma economia baseada no conhecimento e tendo como um dos principais pilares a tecnologia. Com isso, órgãos públicos e privados de SC contribuem para o desenvolvimento dessa ação de inovação para dentro do próprio estado. 

Além do ambiente favorável que vem sendo desenvolvido em SC para ampliação da inovação, Geraldo destaca a importância de um poder público ativo para que o processo de inovação ocorra com mais facilidade. Segundo o especialista, os governos possuem um papel essencial para a consolidação da inovação em um país, estado ou município.

“Quando falamos de inovação, alguns citam a quadrúplice hélice, baseada em: governo, universidades, empresas e sociedades. Esses atores precisam interagir dentro dos ecossistemas, e o papel do governo nesse processo é de ser um grande indutor e promotor das atividades de inovação, empreendedorismo e própria transformação do contexto socioeconômico, seja no fomento a partir de incentivos fiscais ou, e principalmente, na criação de leis que favorecem a inovação”, pontuou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito