Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os 83 anos de Antenor Angeloni

Um dos maiores empresários do sul do Brasil esteve à frente de grandes transformações da história do Tigre
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 15/05/2019 - 14:20 Atualizado em 15/05/2019 - 14:25
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há exatos 83 anos, em 15 de maio de 1936, nascia Antenor Angeloni. De Turvo, partiu para desenvolver o tino comercial em Criciúma, fundando em 1958 o Supermercado Angeloni em sociedade com o irmão Arnaldo. Os anos passaram e o humilde negócio, nascido em uma sala na Rua Seis de Janeiro, tornou-se uma das mais pujantes redes de varejo do Brasil.

Em paralelo, Antenor desenvolveu especial gosto pelo futebol. Como dirigente. Em 1963, com 27 anos, presidiu pela primeira vez o Comerciário. Voltou em 1978, para comandar a primeira grande virada. Foi com ele à frente que o Comerciário tornou-se Criciúma Esporte Clube. Voltou em 1984 para, pela terceira vez como presidente, colocar em prática outra ousadia: trocar o azul e branco pelo amarelo, preto e branco, conferindo a atual identidade ao Tigre. 

Depois de longa ausência, retornou em 2010 para fazer a mais recente e grande sacudida, modernizando o Criciúma. Recuperou um patrimônio em deterioração, liderou a captação que deu origem ao CT, que hoje leva seu nome, saneou as contas, pagando dívidas e capitalizando o Tigre sob novo modelo de gestão, até hoje vigente, e devolveu a dignidade dentro de campo, tirando o Criciúma da Série C para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Deixou o Criciúma em 2015, repassando ao empresário Jaime Dal Farra, e desde então acompanha o Criciúma à distância. Mas não raras vezes é lembrado com saudades e carinho. No seu 82º aniversário, há exatamente um ano, o assunto era o pedido insistente de amigos para que ele voltasse ao clube, que vivia dificuldades na arrancada do Campeonato Brasileiro da Série B. Depois, a fervura dos clamores baixou e Antenor, discreto como sempre, continuou no seu sossego de empresário bem sucedido, torcendo pelo Tigre via TV e rádio.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito