Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Orleans: testes em caminhoneiros e nos bairros

Testes em caminhoneiros serão aplicados no sábado. Na próxima semana, a ação ocorrerá de forma aleatória nos bairros
Por Marciano Bortolin Orleans, SC, 27/05/2020 - 14:48 Atualizado em 27/05/2020 - 14:54
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com 23 casos do novo coronavírus (Covid-19), Orleans realiza no próximo sábado, 30, a testagem rápida em caminhoneiros. A ação, explica o secretário Municipal de Saúde, Fernando de Fáveri, se dá porque a cidade é cortada por quatro rodovias e caminhoneiros cruzam o Brasil todo passam pelo local. “Eles podem ser possíveis transmissores, alguns deles também viajam para países vizinhos. Os testes serão aplicados em sistema de drive thru com resultado em 15 minutos e atualização vacinal. Essa será uma primeira etapa”, explica.

Além disso, Fáveri conta que que está programado para a próxima semana a aplicação de um questionário através das Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs). “Faremos 100 testes na próxima semana de forma aleatória nos bairros da cidade e após 30 dias refaremos os testes com dados científicos com o apoio da Unibave para o controle e acompanhamento e estatísticas sobre o vírus na cidade, entre outras futuras ações dentro do nosso Plano de Contingência no Combate ao Coronavírus”, comenta o secretário.

Todos os 23 casos curados

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda para esta quarta-feira, 27, o resultado de mais dois testes, mas até o momento são 23 casos positivos, sendo que 100% estão curados. Fáveri credita isso às constantes medidas tomadas desde fevereiro. “Ainda em fevereiro a Secretaria de Saúde criou um Grupo de Gestão de Crise para a Covid-19, primeiramente contratou um infectologista e capacitou por setores os profissionais da secretaria e do Hospital Santa Otília. Criamos o Centro de Triagem 24 horas em conjunto com o hospital, exclusivamente para síndromes respiratórias. Criação do Alô Saúde para auxiliar e dar encaminhamento às pessoas, investimento em EPIs, desinfecção de pontos estratégicos com antibactericidas por pulverização de acordo com as orientações da Anvisa”, cita o secretário. 

Leitos e respiradores

Ele lembra ainda que, conforme a autorização para a retomada de setores por parte do Governo do Estado ia acontecendo, o Município realizava reuniões por segmento para reabertura com as devidas orientações e responsabilidades, como o caso das igrejas. “A reserva de 18 leitos hospitalares exclusivos para Covid-19 podendo ampliar para mais 12 em caso de necessidade no hospital com seis respiradores, foi outra atitude tomada. Um projeto elaborado para em caso de extrema necessidade montar em dois dias um hospital de campanha no centro comunitário da igreja católica com mais 40 leitos. A aquisição de testes rápidos para pessoal da linha de frente no combate à pandemia, a criação de um número específico para atendimento psicológico à comunidade”, finaliza.


 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito