Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Orleans firma pacto de amizade com Valdobbiadene, na Itália

A comitiva foi recebida pelo prefeito da cidade italiana, Luciano Fregonese
Por Redação Orleans, SC, 16/04/2022 - 08:21
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A comitiva de Orleans que está em missão na Itália esteve na cidade de Valdobbiadene. Eles foram recebidos pelo prefeito da cidade Italiana, Luciano Fregonese, assim como o presidente da Associação Trevisani nel Mondo de Valdobbiadene, Luciano Murer, e do Presidente da Associação Trevisani da província de Treviso, Mário Conte.

Conforme o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, no ato foram feitas as entregas dos documentos do pacto de amizade entre a cidade, assim como a carta de intenções de intercambio educacional e cultural, que auxiliaram nesse pacto. "O prefeito ressaltou a importância de o ensino estar junto nesse pacto, assim como comercio e indústria, aqui representado pelo presidente da CDL de Orleans, Marcelo Dalazen, comentou o reitor.

O prefeito de Orleans e presidente de FECAM, prefeito Jorge Luiz Koch, está acompanhando a comitiva, que ainda tem o museólogo do Museu ao Ar Livre, Idemar Gizzo, o produtor do filme, Sandro Pagnan, e a presidente do Comitato Dante Alighieri de Tubarão e Região (CODATUR), Fabiola Cechinel. Durante a visita a cidade eles ainda realizaram uma visita técnica na produção de uvas, vinhos e a tecnologia de produção, além da exibição do Filme Azambuja para instituições de ensino do município italiano e o lançamento do livro, "Colônia Azambuja", de autoria de Idemar Ghizzo, Eusébio Pasini Tonetto e Leonir Pirola, que foi traduzido para italiano.

Primeiros dias em Gênova

A Comitiva que está na Itália em agenda oficial, onde participou da inauguração do inaugaração Museo Nazionale dell'Emigrazione Italiana (MEI). A ida da comitiva até o velho continente é fruto do convenio que o Museu ao ar Livre Princesa Isabel (Malpi),mantido pelo Unibave, com o Mei. Durante a programação foram feitas duas exibições do filme Azambuja.

Entre os compromissos na cidade, a responsável pela Relação Externa e Coordenadora do MEI, Leila Maiocco, recebeu neste último dia 11, a comitiva juntamente com o Diretor do Museu, Pierangelo Campodonico.  O encontro deu-se para que os orleanenses conhecessem a cidade através da sua arte e cultura e inclusive, houve visitação ao Palácio Bianco, onde encontra-se um acervo de Obra de Arte que dispõe de desde pinturas em telas, objetos em madeira, esculturas e um vasto material em porcelana, composto por mais de sete mil obras além do famoso violino di Paganini, construído em 1743 por Bartolomeo Giuseppe Guarneri.

Ainda cumprindo a agenda, no Auditorium Galata, Sandro Pagnan apresentou o filme Azambuja (legendado) para autoridades, convidados e alunos da escola média (proporcional ao ensino médio). Ao término da apresentação, foi proposto para as escolas um projeto de intercâmbio escolar, onde alunos participarão de uma atividade desenvolvida que darão oportunidade a alguns conhecerem Orleans e região.

Em seguida a comitiva foi ao Pálacio Turzi para um encontro com o vice-prefeito de Gênova, Marco Bucci, onde na oportunidade o prefeito Jorge Luiz Koch fez a entrega de um press kit contendo a bandeira do município, livros e vídeos que fortalecerão ainda mais a relação entre as cidades a partir da construção do Pacto de Amizade proposto. A proposta visa ainda a cooperação técnica em vários segmentos de universidade tendo em vista a importância do tríplice: administração municipal, educação e cultura para que caminhem juntos fortalecendo as relações institucionais.

A comitiva segue cumprindo a agenda oficial, que segue até 21 de abril.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito