Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Orientações sobre meningite para gestores de escolas

Cerca de 100 profissionais da educação participaram da capacitação da rede municipal em Criciúma
Por Redação Criciúma, SC, 08/04/2019 - 19:31 Atualizado em 08/04/2019 - 22:33
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a proximidade do inverno e as temperaturas mais baixas, uma das doenças que volta a despertar a atenção dos profissionais de saúde é a meningite. A estação mais fria do ano é propícia, entretanto, para a propagação da forma mais perigosa da doença: a meningite bacteriana.

Para prevenir a incidência em uma das principais vítimas, as crianças, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação para gestores escolares do município na tarde desta segunda-feira (8).

O encontro foi realizado no Salão Ouro Negro na Prefeitura de Criciúma, com a participação de aproximadamente 100 profissionais da educação. A enfermeira do setor de agravo da Vigilância Epidemiológica, Michele Hilário, e a fiscal da Vigilância Sanitária, Wanessa Ronchi, repassaram orientações sobre prevenção e identificação da doença.

De acordo com a enfermeira Michele, o município não tem registro de casos suspeitos de meningite bacteriana, mas é sempre importante preparar os profissionais. “Muitas vezes a criança começa a se sentir mal ainda na escola. Se os professores e diretores estiverem atentos, é possível agir em conjunto com a Vigilância, já encaminhando para um hospital”, alerta a enfermeira.

Outro esclarecimento é a respeito de uma dúvida frequente. “Muitos pensam que a escola precisa ser fechada, mas não necessariamente. Nós não tomamos nenhuma decisão sem seguir os passos estabelecidos pelo protocolo da Vigilância Epidemiológica. Quanto à higienização, esse é procedimento que deve ser realizado rotineiramente e não apenas quando surge um caso suspeito”, informa a fiscal Wanessa.

Aparelhos de ar-condicionado

Recentemente a Secretaria de Educação iniciou a instalação de 425 aparelhos de ar condicionado, fazendo com que todos os 800 ambientes escolares do município estejam climatizados até o fim do ano. Para orientar sobre o correto uso dos ares-condicionados, o médico da Secretaria de Saúde, pneumologista Fábio Souza, irá promover uma capacitação sobre como utilizar os novos aparelhos dentro da sala de aula, para promover um ambiente adequado e saudável.

“Com a mudança de estação precisamos estar atentos à temperatura ideal, para que os aparelhos acrescentem na qualidade da vida escolar dos nossos a alunos sem prejudicar a saúde. Nossa intenção é orientar professores e gestores para o melhor uso possível desse bem”, informou Silvana Alves, coordenadora geral pedagógica da Secretaria de Educação.

Sintomas da meningite bacteriana

Os sintomas mais comuns da meningite bacteriana são: febre alta com início súbito, dor de cabeça forte, rigidez na nuca, vômitos em jato, manchas avermelhadas (petéqueas) e, em crianças menores de um ano, choro e irritação. Caso a pessoa apresente algum desses sintomas, a orientação é buscar atendimento médico em um hospital.

Higienização e prevenção

Para evitar a doença, a orientação é higienizar as mãos, de preferência com um antisséptico, evitar que a criança compartilhe objetos como copos, talheres, pratos, bicos e mamadeiras, e cuidar da ventilação do ambiente, mantendo-o bem arejado sempre que possível.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito