Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Oportunidade ao alcance de todos com a Praça do CEU

Em seis meses de funcionamento, mais de 4,5 mil pessoas foram beneficiadas com os programas e ações
Por Francine Ferreira Criciúma - SC, 05/04/2019 - 07:35
Foto: Jhulian Pereira
Foto: Jhulian Pereira

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um local, em Criciúma, onde as pessoas podem desfrutar gratuitamente de aulas de dança e informática, oficinas esportivas, biblioteca e apresentações culturais, bem como de espaços de lazer e utilidade pública. Não é à toa que mais de 4,5 mil pessoas já foram beneficiadas, desde 15 de setembro de 2018, pelos programas e ações oferecidos pelo Centro de Artes e Esportes Unificados, conhecido como Praça CEU, do Bairro Progresso.

No local, estão disponíveis atividades culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, nos períodos matutino, vespertino e noturno. “No bairro não existia esse atendimento que hoje está à disposição. Há contação de histórias, dia da poesia, jogos interativos, trabalhos em grupo. O Espaço Telecentro oferece aulas de informática nos três períodos, para alunos de todas as faixas etárias. A quadra poliesportiva é o espaço mais frequentado diariamente pela população, assim como o espaço kids. Ainda temos oficinas de ginástica, zumba, funcional, entre outras, com foco sempre na inclusão”, elenca a coordenadora da Praça CEU, Priscilla Amboni Pizoni Licastro.

O local também contempla as pessoas com atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos, Clube de Mães, Grupo de Idosos e aulas do Programa Afasc Ritmo e Saúde. Ações também são desenvolvidas em parceria com as Associações de Moradores dos bairros Progresso e Cidade Mineira Velha, entidades privadas, além do Projeto Social Aton.

“O espaço mais fascinante e requisitado é sem dúvidas o Cineteatro, que comporta 58 pessoas sentadas e possui uma tecnologia de última geração. As sessões de cinema estão sempre lotadas e as oficinas de teatro começaram a partir do mês de março deste ano”, explica Priscila.

Em prol da comunidade

Inaugurada pelo Governo de Criciúma e administrada pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), a estrutura de três mil metros quadrados custou pouco mais de R$ 1,9 milhão de recursos do Governo Federal.

“Trata-se de mais que uma obra, e sim um marco de um novo tempo para essas pessoas que estão mais distantes do alcance social. É uma parte de Criciúma que poucos criciumenses do Centro conhecem, de pessoas que precisam muito de um aperto de mão, de um estender de braços. Levar assistência à essas pessoas é o foco do nosso governo”, reforça o prefeito Clésio Salvaro.

Como novidade, o chefe do Executivo acrescenta que um espaço semelhante será construído também no Bairro Tereza Cristina. “É preciso valorizar os equipamentos públicos que mudam para melhor a vida das pessoas. Se a gente tirar uma, duas, três pessoas das drogas, do caminho que ninguém deseja, já terá valido a pena”, completa Salvaro.

Empregos como complemento

Ao lado da Praça CEU há uma construção abandonada há décadas, até então inutilizada. De acordo com o prefeito, a Administração Municipal está perto de concretizar uma negociação que irá viabilizar a instalação de uma grande empresa do ramo de confecção no local, o que deve gerar 350 empregos diretos para mulheres e homens das comunidades nos arredores.

“Temos em um mesmo espaço uma escola, uma creche, a Praça CEU, a Legião da Boa Vontade e, se tudo der certo, teremos também uma empresa”, finaliza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito