Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Operação Dignidade encaminha para tratamento quatro moradores de rua em Criciúma

Ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (7) na região do Pinheirinho
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 07/03/2024 - 14:46 Atualizado em 07/03/2024 - 14:48
Foto: Divulgação/PMSC
Foto: Divulgação/PMSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Operação Dignidade encaminhou quatro moradores de rua para a Assistência Social no início da manhã desta quinta-feira (7), em Criciúma. Com o envolvimento do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, OAB, Assistência Social, Secretaria de Saúde e Cruz Vermelha, a ação identificou cerca de 15 pessoas na região do bairro Pinheirinho. O objetivo é direcionar cada caso para o tratamento necessário.

“Hoje, todos os órgãos estão envolvidos para identificar os moradores de rua e fazer um encaminhamento. A gente abordou um casal, estavam dormindo na rua, a mulher estava praticamente perdendo o dedo por conta de uma ferida. Encaminhamos para a Secretaria de Saúde e depois ela aceitou a internação. De todos os ‘nãos’ que a gente tem todos os dias, um ‘sim’ já é de muita valia”, destacou o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.

Foto: Divulgação/PMSC

Segundo ele, a maioria dos moradores em situação de rua declina a assistência oferecida, e entre os poucos que a aceitam, uma considerável parcela não se mantém em tratamento por mais de dois dias. “Tem muito não. Se a pessoa quiser se tratar, se ela quiser se internar para dar o primeiro passo em relação ao vício – já que 99% do pessoal que está na rua é por conta das drogas –, o município tem vaga disponível para encaminhar”, relatou Fred.

No início da manhã, quatro pessoas aceitaram o encaminhamento. “A gente conseguiu abordar por volta de 12 a 15 pessoas, pelo menos quatro aceitaram o tratamento. Desses quatro, se um deles pelo menos seguir em tratamento, já é uma vitória. Porque, às vezes, eles aceitam ir, ficam dois, três dias de abstinência e acaba sendo muito complicado”, completou o diretor da Defesa Civil.

Operação deve chegar a outros bairros

A Operação Dignidade teve origem no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Em vez de realizar reuniões ordinárias dentro da prefeitura para discutir a concepção da operação, optou-se por conduzi-la nas ruas, abordando diretamente as questões relacionadas à assistência social. A ação deve se repetir.

“A gente concentrou uma equipe, que se dividiu em duas, mas trabalhando só a região do Pinheirinho. A intenção é transformar isso em algo rotineiro e levar para outros bairros da cidade. É uma ação que traz bastante resultado”, salientou Fred.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito