Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Operação cumpre 14 mandados e apura suposto desvio de recursos públicos em SC

Investigação apura possiveis irregularidades em contratos firmados entre 2017 e 2024

Por Lucas Mackowieski Criciúma, SC, 10/07/2026 - 11:29 Atualizado há 19 segundos
Operação cumpriu mandados em Morro da Fumaça na manhã desta sexta-feira | Foto: Divulgação/4oito
Operação cumpriu mandados em Morro da Fumaça na manhã desta sexta-feira | Foto: Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cerca de R$ 800 mil em bens e valores foram bloqueados durante uma operação realizada na manhã desta sexta-feira (10), que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos em contratos de saneamento básico de Morro da Fumaça.

Segundo a Polícia Civil, a Justiça também autorizou o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, além da quebra de sigilos telefônico e telemático dos investigados.

LEIA MAIS:

A investigação apura possíveis irregularidades ocorridas entre 2017 e 2024, incluindo direcionamento de processos de contratação, prorrogações contratuais em desacordo com a legislação e supostos repasses mensais de dinheiro em espécie a agentes políticos para manter contratos com a administração municipal.

As diligências foram realizadas por equipes das Delegacias de Combate à Corrupção, que buscam apreender documentos e equipamentos eletrônicos para esclarecer a extensão dos fatos e garantir o ressarcimento aos cofres públicos.

Documentos foram recolhidos durante diligências relacionadas ao Samae | Foto: Divulgação/Polícia Civil

"O inquérito tramita em sigilo, e a Administração Municipal está colaborando com a investigação, disponibilizando toda a documentação solicitada", informou a Prefeitura de Morro da Fumaça, em nota.

Operação investiga contratos do Samae

Segundo a investigação, o foco está em contratos ligados ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Entre as medidas determinadas pela Justiça estão:

  • Cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão;
  • Quebra de sigilos telefônico e telemático;
  • Bloqueio de bens e valores de aproximadamente R$ 800 mil;
  • Apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos.

Por decisão judicial, o inquérito segue sob sigilo, e a identidade dos investigados não foi divulgada.

Prefeitura diz que entregou documentos

Em nota, a Prefeitura de Morro da Fumaça informou que recebeu a Polícia Civil na manhã desta sexta-feira para entregar documentos relacionados à contratação de uma empresa que prestou serviços ao Samae entre 2017 e 2023 e que também é investigada em outros municípios.

A administração municipal afirmou que está colaborando com a investigação e disponibilizou toda a documentação solicitada pelas autoridades.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito