Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Olimpíadas de Matemática da UFSC foram realizadas em Criciúma

Na cidade as provas foram realizadas no Colégio São Bento, um dos seis polos em Santa Catarina
Por Redação Criciúma, SC, 02/09/2019 - 13:32
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais de 300 alunos de escolas públicas e particulares participaram na tarde de sábado, 31, das Olimpíadas de Matemática organizadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enquanto isso, professores que atuam no projeto Matemática em Foco planejaram as atividades dos encontros realizados semanalmente nos clubes das escolas municipais. “Hoje nosso estudo esteve focado em problemas que envolvem tabuleiros, comuns nas provas olímpicas. Nas próximas aulas, iremos explorar conceitos de área, perímetro e possibilidades utilizando os poliminós que são figuras geométricas planas formadas por um ou mais quadrados”, explicou Karine Calegari Morotskoski, coordenadora do projeto.

O Ensino Fundamental e Médio participou da 2ª Fase da 22ª Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (XXII ORM). As provas foram realizadas no Colégio São Bento. “Criciúma é dos seis polos do estado. Registramos aqui a presença de 157 dos 196 aprovados. O Ensino Médio costuma faltar em provas deste tipo e percebemos a ausência de apenas 4 dos 30 aguardados”, informou o aplicador das provas, Leonardo Borges Leão.

Os alunos dos 5º anos realizaram a prova da 9ª Olimpíada Regional Mirim de Matemática (IX ORMM), na escola Serafina Milioli Pescador. Os municípios de Florianópolis, Joinville, Criciúma, Cocal do Sul e Içara são os únicos do estado que inscreveram escolas públicas. Segundo a coordenadora pedagógica dos Ano Iniciais da Secretaria de Educação de Cocal do Sul, Jéssica Ramos, os professores participaram de treinamentos mensais em Florianópolis. “Em junho, foram classificados 441 alunos para a segunda fase. Destes, 149 são dos três municípios da nossa região. Nosso município compareceu com 29 crianças que gostaram da experiência”, comentou Jéssica.

João Filipe Fernandes Corrêa estuda no 6º Ano da escola Professor Francisco Skrabski considerou a prova difícil. Segundo o estudante o conteúdo era diversificado e cobrou questões de porcentagem, frações e lógica. Esta não é uma competição entre escolas, é uma competição saudável entre os alunos para provocá-los a estudar mais e a encontrar caminhos para solucionar os problemas”, justificou Leão.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito