Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O risoto caprese de Claude Troisgros, segundo Saimon Novack

Saimon ensina a preparar o risoto caprese do chef francês Claude Troisgros, que esteve em Nova Veneza nesta semana
Por Paulo Monteiro Nova Veneza, SC, 01/11/2019 - 11:28 Atualizado em 01/11/2019 - 11:36
foto: Saimon Novack
foto: Saimon Novack

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O chef e jornalista Saimon Novack esteve nesta semana na companhia do ilustre Claude Troisgros, chef de cozinha francês conhecido internacionalmente. O encontro aconteceu na última terça-feira, 29, durante uma aula show em Nova Veneza promovida pela Escola de Gastronomia da Unesc.

Saimon viu de perto, no palco do Palazzo Delle Acque, Claude preparar um risoto caprese - um prato sensacional, segundo o chef brasileiro. “Não satisfeito com a colherinha que provei no palco, fui logo reproduzindo o prato ao longo da semana. Peguei a ficha técnica com os assessores do Claude, fiz, postei no meu instagram e logo vi que muita gente estava reproduzindo também este prato”, destacou Saimon.

O risoto caprese é composto, principalmente, por tomate e mussarela de bufula - componentes que compõem o delicioso caldo que banha o fundo do prato. 

“Para fazer o prato para quatro pessoas, o chef utilizou seis tomates maduros, picou esses tomates, colocou numa panela, pegou um molho de manjericão fresco, rasgou esse molho, colocou uma pitadinha de sal e macerou com as mãos, apertou o tomate com manjericão por cerca de oito minutos. Depois ele adicionou um litro e meio de água e deixou aquele molho reduzir”, explicou Saimon sobre a preparação do molho, destacando uma colher de sopa de extrato de tomate na finalização do prato.

 A preparação do risoto, segundo o chef brasileiro, foi comum - mas a “cereja do bolo” ficou a cargo de algo que vai para além do molho. “Ele colocou aliche, o peixe, em conserva. Fez um purêzinho, pegou um filézinho de aliche, amassou bem com a faca e adicionou nesta mistura. Ficou aquele misto de tomate, com mussarela de bufala e com um fundinho de peixe. Um prato sensacional”, concluiu Saimon, destacando também, o uso de alcaparras picadas e pinoli no prato.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito