Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

O quadro das eleições em Criciúma

Convenções no fim de semana homologaram Allison Pires, Chico Balthazar e Clésio Salvaro
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 14/09/2020 - 07:45 Atualizado em 14/09/2020 - 07:59
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Três dos candidatos à prefeitura de Criciúma na eleição de 15 de novembro já estão homologados em Criciúma. Allison Pires (PSL), Chico Balthazar (PT) e Clésio Salvaro (PSDB) foram confirmados por seus partidos e coligações em convenções realizadas no fim de semana.

Nesta segunda-feira, será a vez do PL confirmar Júlia Zanatta para a prefeitura. O PDT também faz a sua convenção, para confirmar o deputado Rodrigo Minotto para prefeito. Nesta terça, 15, o MDB faz a convenção que lança a candidatura de Dr. Anibal. Na quarta, ocorrem as convenções do Podemos, que tem a pré-candidatura de Cosme Manique Barreto mas mantém conversas para possíveis parcerias com PSL, PL e PDT, e do PSTU, que vai confirmar Ederson da Silva.

PSL com Allison

O PSL confirmou, na sua convenção de sábado, a candidatura própria, afastando a possibilidade da coligação com o PDT indicando o vice. "Fizemos uma convenção em alto nível, a ata permaneceu em aberto para a definição do vice", apontou Allison Pires. O PSL busca em pelo menos dois partidos um vice para a chapa. "Estamos aguardando as demais convenções, temos conversas com ao menos dois partidos para indicar vice", confirmou.

Allison conta que está se movimentando pela cidade. "Desde que meu nome foi colocado percorri muito a cidade, já conheço bastante, mas estamos colhendo todas as informações", observou. "Nosso plano de governo está pronto, estamos propondo o desenvolvimento econômico, novas propostas para a saúde, mobilidade e outras áreas", destacou.

PT com Chico

Neste domingo, 13, foi a vez de o PT fazer a sua convenção, e confirmar Chico Balthazar para prefeito e Júlio Bittencourt para vice, em chapa pura. "Eu espero uma campanha limpa, propositiva, que discuta os problemas da cidade e o futuro da cidade, onde os debatedores exponham claramente suas propostas e que Criciúma tenha a ganhar com uma campanha diferente", afirmou Chico.

"Por conta de uma situação nacional de saúde pública nos obriga a fazer uma campanha muito mais virtual que a que estávamos acostumados a fazer", ponderou. "Estamos conversando com as pessoas, muito mais por telefone e pelas redes sociais que pessoalmente. Espero uma campanha de nível elevado", apontou.

O petista bate na tecla da situação delicada que ele entende Criciúma estar vivendo. "Estamos vendo Criciúma numa situação bastante delicada. O prefeito não está muito preocupado com a situação das pessoas e da cidade, parece estar mais preocupado com a eleição", frisou. "Ultimamente a gente tomou conhecimento de uma condenação dele, do tempo que era deputado estadual, onde no processo, quem levou a sentença, percebe que está comprovado que o prefeito cometeu improbidade administrativa
Uma situação que a gente cobra de líderes nacionais que foram condenados sem provas, em Criciúma temos uma prova, que o prefeito comete improbidade", emendou.

Chico prega a bandeira da transparência para o Executivo municipal. "Transparência nos atos da administração, hoje a administração não tem transparência. No tempo do Décio Góes nós colocávamos as coisas em outdoor, agora temos as redes sociais. Espero conseguir usar as redes em benefício da população, uma corregedoria permanente", completou.

Salvaro pelo PSDB

As convenções de PSDB e PSD confirmaram, no sábado, a dobradinha que busca a reeleição, com Clésio Salvaro prefeito e Ricardo Fabris vice. O PP foi um dos partidos que confirmou adesão à chapa. "Agradeço aos partidos que estiveram conosco, o PSD do meu vice-prefeito, o PP, que já vinha nos apoiando na Câmara, o Republicanos, o Avante e agradecer muito ao meu partido que sempre esteve conosco", comentou Salvaro.

O prefeito disse o que espera da campanha. "Espero uma campanha propositiva, que a gente discuta os reais problemas que a cidade tem. A cidade é um organismo vivo, por mais que resolva os problemas, outros vão surgindo. Imagina em uma cidade de 217 mil habitantes, com mais de 5 mil funcionários, Eu espero que a gente possa discutir a cidade e os seus problemas em um nível muito elevado", sublinhou.

Para Salvaro, a prioridade do mandato deverá ser "governar o governo. Se não conseguir governar o governo, é difícil governar a cidade". Ele prioriza o enxugamento da máquina pública. "Já foi aprovado na convenção do PSDB, e fiz questão de levar para os demais partidos, o ponto principal é gastar menos com a máquina pública para investir mais nas pessoas. Não há outro segredo", relatou. "Todos os candidatos tem esse compromisso firmado. Além do plano de governo que estamos elaborando com seriedade, também tem alguns pontos que serão debatidos de forma relevante, como não aumentar impostos, fazer a prática da justiça fiscal, cobrar de quem não paga, já fizemos e vamos continuar", emendou.

O prefeito vai propor, em lei municipal, o teto de 40% do orçamento estadual para gastos com o funcionalismo. "Estabelecer como meta o comprometimento de gasto em no máximo 40%. A Lei de Responsabilidade Fiscal permite, no nosso caso, gastar até 50% da arrecadação, nós vamos estabelecer por lei municipal que o teto será de 40%. Hoje estamos com 37,5%.", salientou. 

Outra situação de Salvaro vice modificar a forma de remuneração dos servidores, bem como seguir não realizando concursos públicos. "Remunerar funcionários pela meritocracia. Paralelo a isso, vem o quarto compromisso, de não fazer concurso público, pelo menos com o atual regramento, com ele a forma de você contratar um servidor por concurso não exige dele resultado. Se houver uma reforma que já está tramitando no Congresso, se ela for aprovada, e ali o critério da permanência seja pelo resultado, nós podemos fazer concurso público. Caso contrário não será feito concurso", finalizou

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito