Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O nome de Criciúma e o casarão nasceram juntos

No capítulo 11 de "Centro Cultural Jorge Zanatta", uma coincidência entre a grafia correta do nome Criciúma e a entrega do prédio
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 16/11/2018 - 21:00 Atualizado em 16/11/2018 - 21:04
Reprodução: Tribuna Criciumense, 18/7/1955
Reprodução: Tribuna Criciumense, 18/7/1955

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Brasil precisava de carvão. Criciúma tinha muito carvão. A Segunda Guerra Mundial ainda faria muitas vítimas nos campos da Europa, inclusive brasileiros, quando o presidente Getúlio Vargas decidiu colocar de vez a digital do Estado Novo nas lavras Brasil afora. Escolheu Criciúma para aqui plantar uma das mais poderosas unidades do Plano Nacional do Carvão. Para tanto, era preciso uma sede à altura da repartição. Escolhido o terreno doado pela família do coronel Pedro Benedet, começava em 42, com a liderança do prefeito Elias Angeloni, a construção do casarão.

Erguido o prédio, pouco antes da inauguração, em 44, o Departamento Nacional de Produção Mineral o doava ao município de Cresciúma, com a condição de que ali operassem os aparelhos federais voltados às minas e energia. Em um de seus últimos atos mais relevantes, naquele 44 movimentado para a cidade, Angeloni, claro, aceitou o bom presente e o inaugurou oficialmente meses depois. Estava entregue a Cresciúma o casarão da Pedro Benedet.

E foi também sob a gestão de Elias Angeloni que a cidade sofreu uma importante transformação, digamos, ortográfica? Os documentos oficiais passavam a grafar Criciúma, e não mais Cresciúma. Desde a emancipação, em 1926, o ex-distrito de Araranguá se denominava Cresciúma, o nome indígena original do capim abundante nas várzeas do rio que cortava a pequena vila. 

A nova forma de escrever Criciúma e o nascimento do casarão da Pedro Benedet são, portanto, contemporâneos. Irmãos. Por isso, é importante voltar a um interessantíssimo artigo da edição número de Tribuna Criciumense, de 18 de julho de 1955. “A grafia correta do topônimo Criciúma”, cujo texto reproduziremos no portal 4oito, apresenta o resultado de uma entrevista que o diretor do Tribuna, José Pimentel, fez com o conceituado professor e jornalista Moacyr Campos, diretor da famosa Revista do Professor. 

O mais curioso é que haviam se passado dez anos da mudança do nome e ainda existia confusão. Documentos com Cresciúma com “sc” e Criciúma, e ainda havia Cressiúma com dois “s”. Em carta endereçada à residência de Pimentel, o professor Moacyr faz uso de antigos estudos linguísticos sobre a denominação da taquara criciúma para dizer que a grafia atual, que acabou consagrada pelo tempo, é a correta. Mas a discussão rendeu bons debates naqueles tempos, em que Tribuna Criciumense atreveu-se a ditar moda sobre o nome correto da terra que carregava no nome.

Logo, os 73 anos do casarão do atual Centro Cultural Jorge Zanatta são comemorados em paralelo com o batismo definitivo de Criciúma.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito