Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O nascimento do atletismo em Criciúma

Euclides Jerônimo Ribeiro conquistou o primeiro ouro da cidade no Jasc, foi professor e presidente da Federação Catarinense de Atletismo
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 14/08/2017 - 15:06 Atualizado em 14/08/2017 - 15:11
(foto: Erik Behenck)
(foto: Erik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Se hoje ser profissional de atletismo é difícil, imagina há mais de 40 anos. Criciúma nunca havia conquistado medalhas de ouro no Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina), pensando em liquidar o problema, em 1974 o vice-prefeito Fidélis Back contratou Euclides Jerônimo Ribeiro, destaque do atletismo em provas de curta distância. Era o começo de um longa relação.

“Antes de vir para Criciúma, tinha propostas de Corumbá (MS) e do Rio de Janeiro. O pessoal dizia que eu era louco de ir para o interior”, lembrou.

Na 24ª edição do Jasc, Euclides cumpriu o objetivo e ganhou o ouro, feito repetido em 75 e 76, sempre nos 400 metros rasos. Ao mesmo tempo em que competia, ele treinava a equipe de atletismo da cidade, conquistando resultados expressivos a nível nacional.

“Fomos a primeira equipe do estado a participar do Troféu Brasil de Atletismo, isso aconteceu na década de 80 e ficamos com a 7ª colocação”, destacou.

A vida
Euclides Ribeiro nasceu no Rio de Janeiro em 1946. Órfão, com oito anos foi levado para um orfanato em Bauru (SP), onde ficou até atingir a maioridade.

Aprendeu a ler apenas aos 20 anos, e foi na mesma cidade que cursou Educação Física. Em Criciúma foi professor da Unesc de 1974 até 2005, onde desenvolveu um modelo de estudos diferenciado para a época. 

“Viajamos pelo país com alunos de Educação Física para aulas práticas, conhecendo novos lugares, como pistas sintéticas. Íamos para competições assistir atletas de ponta”, afirmou.

O esporte
Ainda no orfanato, Euclides passou a treinar corridas, tomando gosto pelo atletismo. A carreira decolou na cidade de Lençóis Paulista, onde inclusive possui uma praça com o seu nome, representando o local, foi hexacampeão paulista nos 400 metros rasos.

Em Criciúma destacou-se pela criação de provas. Ele lançou uma competição para bebês, onde iam engatinhando até a linha de chegada.

“Realizamos a primeira competição de cross-country, saindo do morro da TV passando pela Mina do Toco, chegando na Praça do Congresso. Também existia uma “corrida” para crianças de zero a um ano, e de um a dois anos”, exemplificou.

Realizações
- Presidente da Federação Catarinense de Atletismo por oito anos;

- Técnico da Federação Universitária;

- Orientador desportivo da Fesporte (Fundação Catarinense de Desportos);

- Coordenador dos Jogos Abertos e Joguinhos;

- Técnico da Seleção Catarinense de Atletismo;

- Comendador do Desporto de Santa Catarina;

- Cidadão honorário de Criciúma;

- Lista dos 30 melhores brasileiros do atletismo.

Federação de Atletismo

Por quase 10 anos, entre 1995 e 2004, Euclides foi presidente da Federação Catarinense de Atletismo. Ele adotou a cidade, sempre defendendo de críticas. "Quando recebi o convite disse que não estava preparado porque Criciúma era interior, e seria uma guerra com a capital", frisou.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito