Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O labirinto verde de Criciúma

Ele promete ser um diferencial no Parque do Imigrante, no Rio Maina. Inauguração será no dia 6
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 11/12/2018 - 10:37
Fotos: Juliano Machado / Especial
Fotos: Juliano Machado / Especial

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um labirinto verde de R$ 217 mil. Eis a atração que promete maior frisson dentre as novidades do Parque do Imigrante, a ser inaugurado no próximo dia 6. “É um charme só”, define o secretário de Governo e presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Arleu da Silveira. “O mais bonito labirinto verde do Sul do Brasil”, garantiu o titular da FCC, que será responsável pela gestão do parque, no Rio Maina, a partir da entrega.

Mais de 1,6 mil mudas de Podocarpus Macrophyllus foram plantadas para formar as cercas vivas, que, organizadas e podadas, fazem os caminhos para o labirinto. A vista aérea confirma o grau de dificuldade. “Nem será tão difícil assim chegar lá no meio”, afirmou o secretário Arleu. O labirinto verde foi uma doação do empresário Antenor Angeloni ao município e precisou passar por aprovação na Câmara de Vereadores.

Medo do vandalismo

Há, na área de mais de mil metros quadrados abrangida pelo labirinto, um caráter mais que recreativo. “Vai ser um espaço educativo também para as crianças e adolescentes”, avaliou o presidente da FCC. Foi rápido para deixar o labirinto nas condições que ele está hoje. Mas tem havido uma preocupação com a manutenção dele. Funcionários do Parque do Imigrante já referiram que, mesmo antes da inauguração, o vandalismo vem preocupando. Ocorre que alguns visitantes, na ânsia de encontrar o caminho correto, acabam quebrando os galhos para passar entre os corredores sem fazer o roteiro adequado. 

A Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) tem dado atenção especial ao espaço. Tanto é que uma visita foi feita a um labirinto semelhante em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, em setembro. “Fizemos essa visita para entender melhor da manutenção e do funcionamento desse atrativo, que é turístico para o Criciúma”, comentou a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato. Ela esteve no labirinto gaúcho acompanhada do engenheiro agrônomo Erlon Gonçalves, coordenador do Horto Florestal Municipal, e o arquiteto e urbanista da prefeitura, André Laitano. “É uma atração para toda a família”, comemorou Erlon.

Parque quase pronto

As obras estão em ritmo acelerado no Parque do Imigrante e o labirinto passa por atenção constante. “Essas plantas vão chegar a no máximo 1,60m, para permitir que as pessoas não enxerguem por cima”, explicou a secretária de Infraestrutura de Criciúma, Kátia Smielevski. O prefeito Clésio Salvaro tem apostado no labirinto verde como um equipamento de turismo da cidade. “Um diferencial para o nosso parque. Uma grande atração que certamente vai atrair muita gente”, avaliou.

O Parque do Imigrante, resultado de um investimento superior a R$ 3,5 milhões, será inaugurado com show nacional de Thaeme e Thiago e uma ampla programação que durará todo o dia 6, primeiro domingo de 2019.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito