Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O dia do voto na região sul catarinense

Biometria atrapalhou, filas foram constantes e idosos marcaram presença
Por Thais Borges Criciúma - SC, 07/10/2018 - 21:42 Atualizado em 07/10/2018 - 21:42
(foto: Deivid Morona)
(foto: Deivid Morona)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em uma eleição cheia de surpresa nas urnas, não faltaram pautas na região sul catarinense. A biometria foi uma das grandes estrelas do dia, causando dor de cabeça aos eleitores, mesmo sem precisarem, os idosos compareceram em peso, também aconteceram algumas prisões. Confira os principais fatos do dia:

Biometria

A biometria, tecnologia implantada e usada em abrangência pela primeira vez na cidade, teve problemas com o reconhecimento das digitais. Cada eleitor poderia tentar até quatro vezes a utilização do sistema biométrico.

Filas

As filas também foram um problema ocasionado pela biometria. Com o não reconhecimento das digitais, filas se formaram fazendo com que pessoas ficassem esperando em média 1 hora para chegar até a urna.

Eleitores acima de 70 anos

Mesmo com a não obrigatoriedade do voto, idosos acima de 70 anos marcaram presença nas eleições. Iria Daniel, de 73 anos, diz que não abre mão do voto. Seu Otávio, de 99 anos votou durante a manhã, no Morro da Fumaça.

Troca de RGs e títulos

Um caso de troca de RGs e títulos aconteceu no Colégio Marista, aonde duas eleitoras receberam os documentos mudados após o registro dos votos. Logo após, com a ajuda da rede social Facebook, as duas entraram em contato e resolveram o problema.

Mobilidade de cadeirantes 

Cadeirantes tiveram dificuldade na locomoção no Colégio Princesa Isabel em Morro da Fumaça. No colégio Marista de Criciúma, uma rampa móvel foi utilizada para facilitar a movimentação dos cadeirantes. No colégio Joaquim Ramos, o eleitor Darci Ântônio Althoff de 67 anos, acompanhado de um tubo de oxigênio, teve dificuldades de locomoção nas rampas do colégio.

Homem é preso após quebrar urna

O indivíduo entrou no colégio Maurina de Souza Patrício em Morro da Fumaça, acompanhado de uma marreta. Dirigiu-se à seção 9 e acabou quebrando a urna. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu o homem.

Governador do Estado registrou seu voto no colégio Marista, em Criciúma

O governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinheiro Moreira, votou no Colégio Marista de Criciúma por volta das 11h30. O governador ficou cerca de 40min na fila até chegar na urna. “Essa eleição mostra que precisamos fazer uma reforma política que ninguém tem coragem de fazer”, declarou.

Boca de Urna

Duas mulheres foram presas em Maracajá por boca de urna. Um homem foi detido no bairro Boa Vista em Criciúma, estava realizando boca de urna.  Outro caso foi com um vereador de Içara, a Polícia Militar encontrou dinheiro e material de campanha.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito