Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Novos medicamentos são entregues às unidades de saúde de Criciúma

Remédios para tratamento de doenças como asma e hipertensão começam a chegar nas unidades de saúde
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 13/01/2020 - 18:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Medicamentos para asma, micoses e doenças respiratórias, como gripe e resfriado, agora poderão ser encontrados nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Criciúma. Além disso, o Enalapril 5 miligramas, para o tratamento de hipertensão é outra novidade. O Levodopa 200 miligramas + Benserazida 50 miligramas, medicamento usado para a Doença de Parkinson, pode ser encontrado na Farmácia Escola, localizada na Unesc.

Os remédios são entregues conforme são recebidos no Almoxarifado da Saúde. Segundo a gerente técnica do local, Aline Neves, os novos remédios foram definidos pela Câmara Técnica Regional da Assistência Farmacêutica. "A gente fez uma compra para ter o mínimo desses medicamentos em cada unidade. Dentro disso, vamos adequando conforme a necessidade de cada local", destacou Aline.

De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Queli Seifert, foram várias reuniões de estudo baseadas nas listas da Relação Nacional dos Medicamentos Essenciais (Rename) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). "Colocamos numa lista todos os medicamentos, estudamos o impacto financeiro e demanda e necessidade de cada município. Depois seguiu para aprovação das Comissões de Farmácia Terapêutica de Criciúma e Içara", explicou.

Novos medicamentos:

 

Enalapril 5 miligramas (hipertensão)
Xarope de guaco (doenças respiratórias)
Levodopa 200 miligramas + Benserazida 50 miligramas (Doença de Parkinson)
Salbutamol 100 microgramas (asma)
Miconazol creme dermatológico (micoses)