Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novos conselheiros fiscais da Cooperja participam de curso

O exercício da função foi a principal pauta do encontro de qualificação realizado em Florianópolis
Por Redação Jacinto Machado, SC, 15/05/2019 - 20:16
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os conselheiros fiscais da Cooperja, Claudionor Schmidt Bozello, Ozeias Adão Pereira, Valdir Dal Pont e Zélia A. Souza Réus Damiani, participaram nos dias 13 e 14 de maio em Florianópolis, do curso sobre o exercício da função. Além disso, o treinamento teve como objetivos integrar os conselheiros das diversas cooperativas participantes e orientar para formação e cidadania. Por sua vez, os conselheiros Daniel Burin de Souza e Ismael Fabri Mateus participaram do mesmo curso, porém nos dias 15 e 16, em Criciúma.

Segundo Zélia, a capacitação foi de suma importância para a realização das atividades. "O curso foi fundamental para todos nós conselheiros. Esclareceu e sanou dúvidas do papel do conselho fiscal dentro da cooperativa. Assim, poderemos exercer a nossa função de forma mais efetiva, em prol da mesma", declara.

Entre os tópicos estudados e debatidos estavam: Cooperativismo; Cultura e evolução - História, princípios, valores e postura do cooperativista, competição e a cooperação; vantagens e desvantagens. O Conselheiro Fiscal - Líder e formador de Opinião. Aspectos Legais do Conselho Fiscal - Lei 5764/71- direitos, deveres, elegibilidade, função, competências e condições de elegibilidade e inelegibilidade. Resolução 005 da OCB que trata das atribuições obrigações do Conselho Fiscal. A Organização do Conselho Fiscal. Reuniões do Conselho Fiscal, distribuição de tarefas e Lavratura de atas. Aspectos Contábeis e tributários, análise de Balanço e Demonstrativos Contábeis. (o Ato cooperativo, controles internos, conceitos de tributos - alíquotas, base de cálculo, etc). Parecer do Conselho Fiscal.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito