Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novo teste rápido identifica coronavírus na fase inicial

Exame é apropriado para pacientes a partir do sétimo dia de sintomas, e chegou ao Laboratório Búrigo em Criciúma
Por Redação Criciúma, SC, 09/07/2020 - 16:15 Atualizado em 09/07/2020 - 16:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um novo teste para detecção de Covid-19 com resultado processado no mesmo dia da coleta chegou ao Laboratório Búrigo nesta semana. O exame possui metodologia e finalidade diferentes dos demais testes rápidos do mercado, apropriados para pacientes a partir do sétimo dia de sintomas. Esse método é recomendado para pacientes que estejam apresentando os sinais típicos da doença de dois a sete dias anteriores à coleta das amostras.

Com especificidade de 99% e sensibilidade de 84,4%, o novo exame pode ser um recurso importante para ajudar os médicos a efetuarem o diagnóstico, baseados no resultado do teste e dos sinais clínicos apresentados pelos pacientes, aponta o diretor do Laboratório Búrigo, Renan Grijó Búrigo. "Até então o único exame indicado para os pacientes em fase inicial era o PCR, que leva sete dias úteis para ficar pronto. Com mais essa opção, a região ganha em oferecer agilidade para o tratamento de possíveis infectados logo no começo da ação do vírus, com maiores possibilidades de evitar um agravamento do quadro", pontua.

Demais testes

A detecção da Covid-19 pode ser feita por diferentes tipos de testes, nos quais caso a caso podem ser feitos, preferencialmente com prescrição médica, reforça Renan. Com liberação no mesmo dia, os testes imunológicos (IgM e IgG) detectam se o organismo já produziu anticorpos e devem ser feitos a partir de sete dias de sintomas.

Com recomendação para realização a partir do 14º dia de infecção, o teste sorológico por Quimioluminescência (IgG) também tem a liberação no mesmo dia e é feito com amostra de sangue - em outros casos são feitos com swab de orofaringe e/ou nasofaringe (mucosa da região da garganta ou do nariz retirada com auxílio de uma haste com algodão).

O outro teste de covid-19 recomendado para as fases iniciais é o PCR, cujo objetivo é detectar material genético do coronavírus nas amostras coletadas do paciente e o resultado do exame sai em sete dias úteis.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito