Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novo Rotativo de Criciúma começa a operar até setembro

O Criciúma Rotativo contará com um processo mais modernizado, oferecendo 4,8 mil vagas pela cidade
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 09/05/2022 - 14:21 Atualizado em 09/05/2022 - 14:21
Foto: Divulgação / 4oito
Foto: Divulgação / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O estacionamento rotativo de Criciúma passará a contar com mais de 4 mil vagas e pagamento facilitado por meio de dinheiro, cartão de crédito, pix, boleto bancário e até QR Code. O coordenador do Criciúma Rotativo, Frank Bez Fontana explicou no programa Adelor Lessa desta segunda-feira (9), na Rádio Som Maior, que o projeto deve ser implantado até setembro.

“A empresa tem 90 dias para começar a operar aqui na cidade de Criciúma. Tem que fazer um projeto básico de sinalizações para apresentar na Diretoria de Trânsito e, assim que aprovado, tem mais 60 dias para começar a operar aqui na cidade. Então a expectativa é que ela comece a operar de fato no final de agosto ou começo de setembro”, destacou Frank.

O que muda?

Em Criciúma, o rotativo é administrado pela prefeitura, através da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT). No município, atualmente, o serviço funciona de forma manual, com a presença de monitores nas ruas e o uso de tickets para validação. O pagamento é feito, exclusivamente, por dinheiro em espécie. O valor é de R$ 2 a hora.

“O que muda é que a gente trabalhava de modo provisório, porque tinha uma decisão judicial que a gente não poderia fazer essa modernização. Findou aquele processo, o Tribunal de Justiça nos autorizou”, contou o coordenador. “Vai ser tudo moderno. Pode adquirir o ticket a partir do seu Smartphone, na frente do seu computador. Vão ser instalados os parquímetros. E cada rua é obrigada a ter uma loja conveniada vendendo”, completou.

4,8 mil vagas

Além de mais moderno, o rotativo contará com mais 4 mil vagas de estacionamento. Hoje existem 700 vagas, com a licitação aumentou para um total de 4,8 mil vagas. “Na primeira etapa a gente vai para 2,6 mil vagas, que vai ser toda a região central”, ponderou Frank.

“Depois de nove meses a empresa tem mais 2,2 vagas, onde vai pegar o bairro Michel, Comerciário, ampliar um pouco mais. E na terceira e última etapa a empresa tem que operar no bairro Próspera, Santa Luzia, Rio Maina e na Av. Santos Dumont. Ou seja, a gente começa a operar quase no total da cidade”, concluiu.

Fiscalização

A fiscalização, que hoje é feita pelos próprios monitores, passará a ser mais rigorosa. “Agora eles vão usar um veículo com OCR (Leitura de Placas de Veículos), eles vão passar nas ruas e vão fazer leitura automática das placas, sabendo se vai ter crédito, se o carro é regular, ou irregular, inclusive se ele é produto de roubo ou furto”, informou o coordenador do Criciúma Rotativo.

Início das instalações

A busca pelo processo licitatório existe há mais de um ano. “Nós iniciamos esse trabalho em março do ano passado e findou agora com a assinatura do contrato na última quarta-feira (4)”, contou. A partir de agora, a empresa tem 30 dias para apresentar um projeto básico. “Nós acreditamos que nos próximos 50 dias as pessoas comecem a ver a instalação dos paquímetros na cidade”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito